5 hábitos para estimular a regeneração de neurônios

Durante muito tempo, foi difundida a ideia de que os neurônios não podem se regenerar, ou seja todos eles são perdidos ao longo da vida sem a chance de substituição.

Recentemente, novos estudos passaram a defender outra hipótese. É o da neurogênese adulta. Com ela, o cérebro adulto pode fabricar novos neurônios levando em consideração algumas rotinas e hábitos saudáveis, principalmente.

Os mecanismos para promover a criação de neurônios são citados em várias pesquisas. Um desses estudos é de Sandrine Thuret, neurocientista do King’s College de Londres, uma das principais pesquisadoras da neurogênese no mundo.

estimular-regeneraçao-neuronio.png
As conclusões das pesquisas batem com diversas outras análises feitas (Foto: Johnhain/Píxabay)

Mente ativa

A estimulação continua do cérebro é vital para os seres humanos. A aprendizagem possibilita novas conexões entre as diferentes áreas. Não se trata só de leitura, mas interação social e outros estímulos, como exercitar a imaginação, criar associações e fazer coisas novas e diferentes, como um caminho novo para o trabalho ou usar o mouse com a mão contrária.

Além disso, tocar ou aprender um instrumento novo pode ajudar qualquer pessoa, independentemente da idade. A atividade ajuda a melhorar a capacidade de planejamento, velocidade de processamento de informação e memória de curto prazo.

Falei sobre alguns tipos de exercícios mentais em outros posts

Confira algumas dicas para melhorar a sua memória

Como tornar a sua mente forte

Exercícios aeróbicos

Nunca me surpreendo que esse item seja falado sempre nos estudos científicos. A prática de exercícios faz muito bem e eu sou uma prova disso. Desde que eu comecei a correr, eu posso citar inúmeras coisas que melhoraram na minha vida. Quem me acompanha desde o começo sabe do que eu estou falando.

Um dos posts em que comentei sobre o assunto:

Como a corrida pode te tornar uma pessoa mais produtiva

Alimentação

A alimentação também é um fator importante citado no estudo. Eles falam a respeito da importância de incluir alimentos ricos em antioxidantes, além de chá verde e uvas roxas.

Se alimente melhor sem pressão ou sacrifícios

Aprender a lidar com estresse e ansiedade

Buscar alguns momentos em silêncio ou em tranquilidade com você mesmo é essencial. Poucos minutos todos os dias já ajudam. Diversos exercícios podem ser feitos, de acordo com a estratégia de cada pessoa.

Sexo

Os estudos também falam sobre a importância de fazer sexo de forma contínua na fase adulta. A atividade ajuda a melhorar a função cognitiva do cérebro.

O álcool e as drogas matam os neurônios. A poluição, solidão e falta de exercícios mentais também afetam o sistema nervoso. Além disso, cuidar dos neurônios podem nos deixar mais inteligente, de acordo com os testes de QI feitos pelos pesquisadores.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center