[Opinião & Dúvida]: A Tag #PT é Bilíngue? Lutamos por Uma Tag para Escrever Textos Bilíngues?

Nossas Publições São Bilíngues ou Somente em Português?


Estou com uma dúvida tremenda. Em nossas conversas no antigo canal do @camoes, no Discord, concordamos em utilizar somente a etiquera #pt para textos somente em português. Não foi isso? Enfim, essa minha dúvida vem da seguinte constatação: eu percebo na aba "trending", ou em qualquer outra, quando clico na tag que escolhemos representar a nossa língua, e vejo dezenas de publicações bilíngues.

Se alguém puder esclarecer minha dúvida, eu agradeço: "eu posso escolher o que fazer com a tag, ou seja, fazer textos somente em português, ou português + outra língua ou, somente, em português?"

Quando eu vejo os textos dos coreanos, eles usam a etiqueta deles para publicar somente em coreano. Os falantes de espanhol também não fazem textos bilíngues, somente na língua deles para que possam usar a sua etiqueta. E nós? Os falanes de língua portuguesa? Faremos textos bilíngues porque nós falamos todas as línguas em nossos países de origem? Porque aqui no Brasil eu só falo o português e, para mim, acreditem, está bom demais!

1.jpg

Ah, querido Brecht, ainda bem que você não vive mais, pois a coisa está bem pior!

Eu sei que haverá a seguinte explicação: "mas eu tenho amigos aqui no Steemit que só leem em inglês, por isso eu escrevo de forma bilíngue". Pro seu governo, eu também tenho amigos que só leem em inglês e, mesmo assim, escolhi escrever somente em português porque votamos ser assim: etiqueta #pt para textos em português.

A única coisa que preciso realmente saber é: algo mudou? Houve alguma votação para usarmos nossa querida etiqueta com mais setenta línguas diferentes no texto e, inclusive, no título, e ninguém me informou nada? Depois de tanto que eu lutei por essa etiqueta, alguém poderia, pelo menos, me dar uma luz?

Só para fechar o assunto: eu vejo um monte de gente falando em união, em fazer mil coisas para a língua portuguesa, criar grupos em Telegram, Facebook, Instagram, Reddit, e até redes sociais em Marte, caso haja alguma. Mas, como podemos nos unir se não sabemos nem usar uma etiqueta? Como ser coesos? Pessoal, quer escrever em inglês, escreva, mas faça somente em inglês, faça duas publicações como muita gente faz, respeitando as diferentes etiquetas. Como podemos acreditar em construir uma comunidade, quando duas simples letrinhas que são colocadas ao final do texto, no campo "categoria," não são usadas adequadamente?

0340893ad01efd461dcfd8e15ba40e0a.jpg

Ainda tenho esperanças, tênues e frágeis esperanças, mas me agarro a elas, pois não sei respirar sem ser verdadeiro com meus princípios!

Para quem estiver ofendido com essa minha publicação, eu peço encarecidamente, não vote e não comente; tenham, pelo menos, um pouco de respeito pela tristeza que sinto com toda essa união frágil e descrente, porque não é de hoje que vejo a etiqueta ser usada de forma bilíngue, e isso muito me entristece. Todo mundo tem opinião aqui, e eu tenho a minha. Deixei muita coisa para ver a comunidade crescer, mesmo com uma simples etiqueta e, para os usuários mais novos, SIM a etiqueta foi o início de tudo, um marco para que pudéssemos nos unir! Mas não vejo comprometimento de muitos. Deixei de escrever em inglês porque queria dar valor a MEU grupo, a MINHA língua, somente a ela, e perdi seguidores, perdi leitores, perdi colegas por uma CAUSA muito maior dentro de mim. Mas, eu não vejo isso em muita gente, sabem por quê? Porque a questão é ter o VOTO, atingir mais público, e não criar uma comunidade coesa, firme e forte. Gente, no duro, eu acreditei profundamente, como sempre faço, que muita coisa poderia mudar, porém, hoje, eu duvido.

Agradeço pelo tempo que me oferecem com a leitura. O tempo dispensado a um ser é o melhor presente que se pode oferecer a outro ser. Sonhem todos os dias e sejam felizes, vibrando em harmonia e esperança, sempre no caminho do meio. É o que desejo a todo momento a cada ser vivente!

Abraços, @manandezo
Publicação de 16 de janeiro de 2018


Imagens: 1, 2

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center