Timor-Leste, Artesanato local. 1ª parte - Os famosos Tais

20140222_115140 (2).jpg
Fotografia tirada a partir de um poster exposto na entrada do Centro Cultural Xanana Gusmão (desconheço o autor) – Mulher vestida com Tais em dia de festa.

Imagem1.jpg

O Tais é o tecido tradicional de Timor-Leste.

Executados artesanalmente em teares (em alguns casos ainda bastante rudimentares), aliam a diversidade de cores às técnicas utilizadas, retratando a diversidade étnica de Timor-Leste. Cada Região mantém a sua identidade através das cores e dos desenhos que utilizam na produção dos Tais.

As cores usadas, para a confecção dos Tais, são variadas. A cor vermelha talvez seja a dominante, mas também são muito usadas a cor preto, amarelo e laranja. A combinação do vermelho, preto e amarelo é muito utilizada devido a representam as cores a bandeira de Timor Leste.

Tanto os homens, como as mulheres, vestem os seus Tais em dias de festa, cerimónias oficiais e cerimónias religiosas, ornamentando-os com plumas e peças em prata ou ouro. Hoje em dia são muito apreciados e utilizados pelos grupos de dança e música tradicional que recorrem à tradição para efectuarem as suas actuações.

Os homens usam “tais mane” (tais homem) que são enrolados à cintura e as mulheres “tais feto” (tais mulher) o tecido toma a forma de um vestido sem alças.

Com o desenvolvimento e a globalização, os Tais entraram numa nova fase, iniciando-se a produção e comercialização de várias peças, como por exemplo: bolsas para telemóvel, porta-chaves, brincos colares, bolsas, malas, etc., com objectivo de atrair turistas, tornando-se um meio de desenvolvimento da economia.

Em 2016 o Ministro do Comércio de Timor-Leste, em relação à diversificação do mercado doméstico e de exportações, afirmou: “O Tais faz parte da nossa identidade. Promover a sua produção ajuda a dar a conhecer melhor Timor-Leste, a sua cultura e identidade”, reforçando trata-se de um sector produtivo importante para as mulheres que vivem nas áreas rurais”.![20140616_121947 (2).jpg]

Vejamos, seguidamente, algumas imagens da cor e beleza dos Tais produzidos em Timor-Leste.

20140616_121947 (2).jpg
Modelos de faixas feitas em Taís. Encontram-se em processo de execução (i)

20140616_121953 (2).jpg
Modelos de faixas feitas em Taís. Encontram-se em processo de execução (ii)

20140616_122053 (4).jpg
Processo de execução dos Tais por mulheres da zona rural do Oé-cusse (i)

20140616_122151 (4).jpg
Processo de execução dos Tais por mulheres da zona rural do Oé-cusse (ii)

20140616_121752 (4).jpg
Mulheres da zona rural da região do Oé-cusse que se dedicam à execução e comercialização dos Tais. Um abraço muito apertado a todas as senhora pela simpatia e pelo carinho com que me receberam. Bem hajam, amigas!!!.
Esta fotografia foi tirada por um colega de trabalho.

Imagem2 (2).png
Mercado dos Tais, Díli.

P1010631 (4).jpg
Produto acabado. Em Díli encontramos diversos pontos de venda, como por exemplo: o Mercados Tais, nas lojas de artesanato dos dois maiores hotéis de Dili: Hotel Timor e Timor Plaza e ainda, em pequenas feiras de artesanato que são realizadas frequentemente, com o apoio do Ministério do Turismo de Timor-Leste

IMG_6807 (2).jpg
“tais feto” (tais mulher) - Grupo de Danças Tradicionais de Timor-Leste constituído por mulheres (feto).

IMG_6810.jpg
“tais mane” (tais homem) - Grupo de Danças Tradicionais de Timor-Leste constituído por homens (mane).

Muito obrigada pela visita. Voltem sempre.

Bons sonhos!!!

Fotografias @ginga

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center