Semana 03 - Guia do Apocalipse

profecias(45)
Published in
#pt
Words
1628
Reading
8 min
Listen
Play
7y


Síntese da Semana - Apocalipse 1:9-20 


O Jesus Exaltado 

Acompanhe nossa posição quanto à estrutura do Apocalipse.  

  • Apoc.      1:1-3 – Prólogo: Introdução
  • Apoc.      1:4-8 – Prólogo: Saudação e Tema
  • Apoc.      1:9-3:22 – As mensagens às sete igrejas

O primeiro passo para uma boa compreensão da profecia é fazer uma boa leitura do texto.  

  • Apocalipse 1:9-20 
  • 9 Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia. 12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13 e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. 14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. 16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. 17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último 18 e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. 19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer: 20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.  (Versão Almeida Revista Corrigida (ARC))

Ao lermos o texto observamos algumas expressões que merecem destaque. O dicionário Strong’s nos ajudará a encontrar o melhor sentido para o uso de certas palavras e expressões.   

Arrebatado em espírito 

4151 – Πνεύμα (pneuma)
corrente de ar, sopro...
Raiz: Πνἐω
(pneõ)
palavra primária; soprar forte 

A palavra espírito contém vários significados, porém deve-se observar qual palavra do grego o escritor bíblico usou; neste caso “pneuma” é interpretada como sopro, corrente de ar, etc. Não vamos nos aprofundar nesses significados, por isso, simplifico apenas dizendo que João usou a expressão “arrebatado em espírito” pretendendo mostrar a situação comumente apresentada por um profeta em visão. Algumas vezes o profeta recebia a impressão do Espírito Santo sem mostrar alteração em seu estado físico, outras vezes seu corpo ficava praticamente inerte, enquanto sua mente era dirigida pelo Espírito Santo, que a transportava para vários lugares conforme a necessidade que a visão requeria. Veja outros versos do Apocalipse que corroboram com esse sentido: 

  • Apocalipse 4:2 
  • E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. 
  • Apocalipse 17:3 
  • E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres. 
  • Apocalipse 21:10 
  • E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. 

Vê-se que o sentido da expressão “arrebatado em espírito” se refere ao estado do profeta ao receber as impressões do Espírito Santo. Trata-se de um tempo/lugar simbólico, até porque, se fosse literal estaria inconsistente com as demais passagens do Apocalipse apresentadas.   

Dia do Senhor 

Esta é outra expressão polêmica, por isso, com respeito a maioria que pensa o contrário, peço permissão para me aportar à autoridade bíblica como principal argumento. Quando cito comentaristas ou documentos históricos o faço para facilitar a compreensão, porém nunca para suplantar a autoridade bíblica, que acredito conter a “chave” para a interpretação profética. Como essa expressão somente aparece na Bíblia para referir-se ao sábado, fico com esta possibilidade. Convém não esquecer a importância do número sete no Apocalipse, que se destaca em todo o livro. Veja apenas um verso do Antigo Testamento e um do Novo Testamento que deixam claro qual dia é declarado “Dia do Senhor”. 

  • Isaías 58:13 
  • Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra... 
  • Lucas 6:5 
  • E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado. 

Resumindo: a Bíblia não faz nenhuma citação que indica uma mudança do sábado como “dia do Senhor” para outro dia da semana, além do fato do próprio Jesus e a maioria dos líderes do primeiro século serem judeus e terem o sábado como algo natural em sua vida religiosa. Por fim, a aceitação de outro dia da semana no lugar do sábado citado por João no verso dez remete apenas a citações que não fazem parte do cânon bíblico, como o documento “Didaquê”, fruto de fontes orais e escritos de tradições do primeiro século que não contém em si base para alterar os ensinos e testemunhos dos próprios apóstolos.   

Sete castiçais 

3087 – λυχνίας
um candelabro (literal ou figurado); candeeiro :- castiçal 

O castiçal que João viu em visão é uma representação do candelabro – utensílio com sete lâmpadas para iluminar o ambiente interno do santuário.   

Filho do Homem 

  • João 5:26,27 
  • 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo. 27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. 

Esta expressão é usada para Cristo mais de 80 vezes no novo testamento e destaca sua humanidade. Ao se encarnar na natureza humana passa a possuir duas naturezas: a divina e a humana. É o único ser da divindade que possui esta prerrogativa. No Apocalipse, João o reconhece como “Filho do Homem”. Ao se apresentar, mesmo com aspecto glorificado, Jesus não esconde sua aparência humana; o que nos induz à conclusão que Ele mantém as duas naturezas.  

Chaves da morte e do inferno 

86 – ᾅδης  (hadés)
Oculto; mundo (estado) das almas que partiram: sepulcro, inferno... propriamente, o "lugar invisível", referindo-se ao reino (invisível) no qual todos os mortos residem, isto é, a atual morada de todos os mortos. partiu (falecido);
Hades

A palavra que João usou para inferno aqui foi “hades”, que se refere à morada dos mortos com o sentido de localização, não como lugar de seres que raciocinam. Uma interpretação que traz esta conclusão produz conflito com outros textos bíblicos como o exposto por Salomão em Eclesiastes. 

  • Eclesiastes 9:5 
  • Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. 

Quanto à morte, Jesus também a considerou sono e estado de espera até o momento da ressurreição; este sim, o momento do retorno à vida conforme expresso em João 11:11-14. Este texto relata o momento que Cristo trouxe Lázaro de volta à vida depois de estar morto por quatro dias. 

A melhor interpretação para a expressão “Chaves da morte e do inferno” seria considerar que Jesus queria afirmar sua prerrogativa quanto a esse assunto, isso porque no tempo de João, corria o pensamento de que a deusa grega Hécate tinha as chaves da morte e do inferno. 

No contexto da visão vemos que João se assusta ao ver aquele que lhe era familiar com aparência exaltada e cai a seus pés. Jesus identifica-se como o Cristo ressuscitado e conforta-o dizendo que vive para sempre e que a partir da agora - após sua missão concluída - tem o poder de trazer de volta à vida aqueles que por ele estavam dando suas vidas.  

Outro destaque, nesta primeira visão dos versos 9-20, é o fato de Cristo se apresentar com aspecto exaltado e vestido com trajes sacerdotais. O cenário é uma demonstração evidente do início de seu novo trabalho no santuário celestial conforme anunciado. 

  • Hebreus 8:1,2 
  • 1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, 2 ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. 

Todos os símbolos apresentados na visão remetem a Cristo e sua vontade de estar junto com sua igreja. Ao andar entre os sete candelabros – representação de todas as igrejas – Ele salienta que cumprirá sua promessa de estar com seu povo todos os dias até a consumação dos séculos. 

  • Mateus 28:18-20 
  • 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!  


Imagem: Zerig no Pixabay 

Revise os vídeos sobre Apocalipse 1:9-20

#13 - Leitura e Texto

#14 - Intertextualidade I

#15 - Intertextualidade II

#16 - Literaturas I

#17 - Literaturas II

#18 - Conclusão