Seguindo na luta...
Últimamente tenho notado que cada vez mais tem chegado síndromes demenciais à emergência.
O envelhecer traz uma série de nuances, e uma parcela evolui com quadros demenciais.
Existem diferentes tipos de demência, sendo a mais comum a demência pela Doença de Alzheimer, ou a Demência Mista (Alzheimer e vascular).
A grande questão é o diagnóstico precoce, e intervenções que fazem com que alguns quadros evoluam mais lentamente.
Os casos que tem chegado a emergência já chegam tardiamente, com os familiares muito cansados, e muitas vezes com uma demanda de internação, sem nenhuma indicação clínica de internação. Uma demanda no sentido de abrigamento.
A dificuldade é acesso, e mais ainda, quando tem acesso, outra dificuldade é a realização de exames diagnósticos.
Sem contar a farmacologia. Que deve ser muito cuidadosa. Além da importância da educação das medidas não farmacológicas.
Mais um dia de quarentena, refletindo sobre o dia a dia do SUS.
E a preocupação com os idosos, que aumentam cada vez mais, enquanto não se oferece acesso a saúde para essas pessoas.
Sofre o idoso e sofre a família...
Até!