Xadrez - Como Evoluir e Jogar Melhor - Parte 2


Um nível mais avançado de treinamento em Xadrez, seria começar a se aprofundar em sistemas completos de jogo. Isto é, estudar uma abertura, mas levando em conta a sua conexão com os meios de jogo e possíveis finais resultantes dela.

Normalmente isto é feito utilizando as partidas de algum Grande Mestre que seja especialista do sistema de jogo em questão que pretende-se aprofundar. Começa-se com as análises das partidas, de preferência com comentários do próprio GM. Para tal você pode usar algum livro de partidas analisadas por um Campeão Mundial de Xadrez.

Depois a parte mais difícil é treinar as posições típicas de meio jogo daquele sistema, e suas transposições para os finais, isto pode ser feito com ajuda de um parceiro ou jogando contra o computador, até que se consiga manejar bem vários aspectos estratégicos e táticos destes complexos meios de jogos.

A vantagem atualmente é que os softwares de Xadrez evoluíram muito e baixando gratuitamente uma engine (programa de computador) na internet é como se você tivesse um Grande Mestre na sua casa, sempre disponível para te ajudar.

Em seguida a tarefa será se deter nos aspectos técnicos dos finais que se produzem, principalmente em relação as estruturas de peões típicas do sistema em questão. E pode-se utilizar como consulta teórica, bons livros que tratam desta fase do jogo.

Assim, por exemplo, ao estudar finais, parte deste tempo pode ser utilizada jogando os finais estudados contra uma engine, para ver se assimilou os conceitos aprendidos.

Este método é o mais indicado para uma assimilação realmente eficaz, pois não desmembra a partida de xadrez em várias fases sem relação umas com as outras, mas mantém todas unidas por um elo de conexão.

Deve-se seguir horários para os treinos, podem ser sessões de 1h ou no máximo 1:30h. Sem um cronograma e uma rotina de treinos, é impossível estudar Xadrez.

No entanto estas "sessões" precisam ser intercaladas com outras atividades como por exemplo esportes, e também momentos de descanso. Importante estar bem concentrado, caso contrário a mente fica cansada, para de funcionar com clareza e você não se desenvolve com 100% de potencial.

Outro aspecto muito importante no estudo de Xadrez e que jamais pode ser negligenciado, será reservar um certo horário para analisar suas próprias partidas e esta é de longe a tarefa mais difícil na minha opinião.

O motivo é que por sermos inexperientes, não conseguimos enxergar de forma clara nossas limitações. Saber analisar partidas ou qualquer posição que se apresente no tabuleiro de maneira adequada e profunda captando a essência da posição é a marca registrada dos grandes jogadores.

É difícil conhecer a si mesmo, por isto seria muito interessante conseguir que algum Mestre analise uma partida sua e faça um diagnóstico do seu jogo. Com a experiência que possui, ele vai conseguir identificar teu estilo, teus pontos fortes e debilidades muito melhor do que você próprio, e deste modo te indicar quais aspectos você precisa trabalhar e estudar mais com vistas a sua evolução.

Embora os computadores supram até certo ponto a falta de oponentes com quem treinar em parceria, imagina como deve ser bom ter um amigo ou irmão de rating alto que jogue regularmente com você partidas ou exercícios de treinamento, o quanto isto não seria proveitoso?

Portanto assim que tiver a oportunidade, entre em contato com outros jogadores fortes a fim de treinar juntos, comece a frequentar um clube de xadrez na sua cidade, ou mesmo se inscreva em campeonatos. O ambiente de competição é muito saudável para que seja possível explorar ao máximo o seu potencial como jogador.

Saiba que o tempo é o seu maior aliado, você vai sentir na maior parte do tempo que está estagnado, mas em algum momento vai dar um salto, se for perseverante. Se você não parar e continuar jogando, estudando e treinando por longos períodos, naturalmente os conceitos teóricos e temas táticos do jogo vão sendo absorvidos pelo teu subconsciente, elevando o teu nível e tornando tudo mais fácil.

Tenha disciplina mas ao mesmo tempo divirta-se. Tenha prazer em jogar. Tente ver o jogo por uma ótica artística e não apenas esportiva. Todo mundo quer vencer e não gosta de perder, mas não se cobre demais. Não fique muito eufórico na vitória, nem muito deprimido na derrota, o mais importante é a beleza do jogo em si.

Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now