7 lugares para visitar em São Paulo

Com a proximidade do 464º aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e também considerando o mês de férias escolares, resolvi listar alguns dos lugares que gosto de visitar na minha cidade. Embora não tenha nascido na Capital, me sinto como se tivesse, pois já faz um bom tempo que moro aqui.

Museu Paulista da USP

Popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, o local foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência da História do Brasil e Paulista.

Por enquanto, o espaço está fechado para reforma, mas ir até lá não será nenhuma viagem perdida. O espaço também conta com o Monumento à Independência e a Casa do Grito, esses abertos para visitação. Nas proximidades tem o Aquário de São Paulo e o Museu de Zoologia.

É um ótimo local para passear com a família, fazer uma caminhada/corrida, andar de skate ou assistir alguns campeonatos, realizados esporadicamente.

museu-paulista-usp.JPG
Foto tirada no fim do ano passado depois de um passeio de domingo (Fotos: arquivo pessoal)

Theatro Municipal

Localizado no Centro, o local foi construído em 1903 e inaugurado em 1911, com Hamlet, de Ambrósio Thomas. Inspirado na Ópera de Paris, o espaço conserva o estilo renascentista barroco.

No mês de janeiro, depois de uma agenda lotada de compromissos durante o ano todo, os artistas costumam não fazer temporada. De qualquer forma, vale a pena esperar pelas apresentações de danças, orquestras, corais, entre outras. Os ingressos normalmente são caros, então é bom acompanhar a programação para garantir os primeiros lotes e até mesmo os espetáculos gratuitos de igual qualidade.

theatro-municipal.jpeg
É bom chegar com antecedência para conhecer todos os andares

Casa Modernista


Localizada em um imóvel que integra a rede do Museu da Cidade de São Paulo, a Casa Modernista foi construída em 1928 para ser moradia do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik e sua mulher. É considerada a primeira obra da arquitetura moderna no Brasil.

Além desse local, o acervo arquitetônico desse Museu é composto por 13 edifícios administrados pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). São eles: Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Casa n°1 (sede da Casa da Imagem), Casa do Tatuapé, Monumento à Independência, Casa do Grito, Sítio da Ressaca, Casa Modernista, Capela do Morumbi, Casa do Sertanista, Casa do Bandeirante, Sítio Morrinhos e Chácara Lane.

Já visitei praticamente todos, eles são muito bonitos e carregados de história. Por isso, foi bem difícil chegar à conclusão de apenas um deles.

casa-modernista.jpeg
Piscina desativada na parte externa da casa

Catavento


Inaugurado em 2009, o espaço tem objetivo de apresentar a ciência de forma divertida e instigante aos seus frequentadores. Nos primeiros seis anos de operação, atingiu a marca de 2,5 milhões de visitantes, além de ter sido o museu mais visitado do Estado de São Paulo por três anos consecutivos.

A localização também permite uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo, um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade.

Catavento.JPG
Foto tirada em visita ao local, em 2012

Edifício Matarazzo

A cidade merece ser vista de cima. Alguns prédios abertos para visitação permitem esse privilégio. Eu havia selecionado o Edifício Martinelli como opção, mas tive que classificar outro, porque está fechado para o público no momento.

Entre tantos, me chamou a atenção o Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura. Ele é aberto para visitação guiada e gratuita de segunda a sábado, às 10h30, 14h30 e 16h30. Não é necessário agendamento prévio. Durante uma hora, os visitantes conhecem a história do prédio e podem transitar pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura com vista panorâmica para o centro da cidade.

A localização permite a visita a outros pontos turísticos. Entre eles, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Biblioteca Mário de Andrade, Galeria do Rock, Praça das Artes e o próprio Theatro Municipal.

martinelli.JPG
Terraço do Martinelli durante a apresentação do especial Jazz nas Alturas

Museu do Futebol

Localizado dentro do Estádio do Pacaembu, o espaço conta a história do futebol de forma interativa. Inaugurado em 2008, é um dos museus mais visitados do país.

O local também conta com o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de três mil títulos nacionais e estrangeiros.

museu-futebol.JPG
Aproveite para visitá-lo com a camiseta do seu time do coração

Centro Cultural São Paulo

Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país. O local conta com um conjunto de bibliotecas. São elas: a Louis Braille e a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade.

Além disso, também oferece coleções de acervos da cidade, espaços de estudo, jardins suspensos, exposições permanentes, entre outras programações dinâmicas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro, além de atividades educativas, como cursos e oficinas.

A proximidade do local com a Avenida Paulista permite outros passeios interessantes, como o Vão Livre do Masp, Casa das Rosas e Itaú Cultural.

Centro-cultural-são-paulo.JPG
Vista do Jardim suspenso em 2012

E na sua cidade, quais são os pontos turísticos que mais gosta de visitar?

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center