Violência no Rio e a intervenção federal

Depois de um dos carnavais mais marcados pela violência dos últimos anos, fica impossível não criar um post para falar um pouco sobre isso.

O Rio de Janeiro é a porta de entrada do Brasil para o mundo, o cartão postal e a “cara” do país. Mas ao mesmo tempo é também uma das cidades mais escancaradamente violentas do país e do mundo. Tão bela, e tão sofrida.

Não há ninguém em sã consciência que não saiba que algo realmente grave precisa ser feito diante desse cenário de guerra civil e desrespeito total e completo pela lei e pela ordem.

É fato que toda cidade turística atrai muitos dólares, e junto com eles sempre vem as drogas, e junto com elas o crime organizado e a violência.

Para encarar o problema das drogas de frente não se deve atacar apenas o vendedor, que com certeza sabe que está fazendo algo errado, mas também o consumidor final. Que também sabe que está fazendo algo errado, não só por financiar todo esse comércio (que como todo comércio, enquanto houver comprador continuará a existir), mas também por pôr a sua vida e a dos outros em risco. E é por isso mesmo que essas drogas são proibidas por lei. Caso contrário não haveria porque proibi-las. São psicotrópicos que possuem impacto social negativo: não afetam apenas os consumidores individuais, mas toda a coletividade que os circunda.

Mas tem um problema cultural também no nosso país. Os policiais não são respeitados. Lá fora agentes da lei e da ordem são considerados heróis, a primeira frente de batalha do bem contra o mal. Mas aqui os policiais são menosprezados, super criticados, trabalham com medo de atuar pra não serem processados e etc.

Então diante desse cenário sou totalmente a favor dessa intervenção federal militar no Rio de Janeiro. Claro que isso num mundo ideal e lúdico nunca deveria ser necessário. Mas estamos no mundo real, com todos os seus defeitos e desafios. E pra combater desafios muito grandes, somente decisões fortes e difíceis como essa de agora.

Então pra mim já veio tarde, deveriam ter tomado uma medida dura como esta até antes. Infelizmente haverá mortes, tanto de traficantes, quanto até de policiais e civis. Mas se tivermos que suportar esse mal para evitar um mal maior, que assim seja.


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now