Você Não É O Seu Crachá!

Quantas vezes você já mudou seu sobrenome?

Não quero dizer quando você casou ou fugiu da polícia, mas quantas vezes você foi apresentado com o nome da sua empresa como seu sobrenome?

Digamos que eu trabalhe para o Google. A interação seria algo assim:

Olá, sou Marlucco do Google. Como você está?

Meu amigo Cris Dias, lançou um episódio de seu podcast "Boa Noite, Internet" com o título deste post (ouvir aqui em português) onde ele falou sobre isso e estou pensando sobre este assunto por muito tempo.

Sendo transparente, nunca tive um emprego tradicional. Sou produtor de conteúdo desde sempre e nunca tive que me candidatar a um emprego em um escritório ou em uma empresa “normal”. Eu já tive ofertas para trabalhar para eles, mas nunca topei. Então, toda essa cultura é algo que eu sempre vejo como alguém de fora e isso me fascina. Especialmente, essa idéia meio "Game of Thrones" de pertencer a uma casa e mudar quem você é por causa disso. No Brasil, temos um ditado para isso que é "vestir a camisa". Como eu não sou um cara de esportes também. É um ditado que entendo o conceito, mas nunca na realidade.

Sendo um produtor de conteúdo, e tendo dirigido muitos comerciais, eu sempre tive que ir a reuniões e interagir com pessoas que “vestem suas camisas”. A maioria dessas interações sempre passaram por eu fazendo perguntas sobre seu trabalho, como elas chegaram lá, o que elas queriam realizar e até um pouco de suas vidas pessoais. No final, eu não estava mais interagindo com a Sra. Diretora de Marketing da Casa Nestlé, mas eu estava interagindo com a Maria, ou o João, ou o Davi. Eu estava interagindo com pessoas e isso mudou tudo.

Essa cultura de nos tornarmos nosso trabalho, e até mesmo mudar quem somos por causa disso, não é saudável. Nós fomos vendidos esta narrativa pelo "sistema" e eles não são bons em pensar em nós. Eles são incríveis em pensar em seus lucros e acionistas.

Enquanto eles precisarem de você, eles lhe dirão todas as coisas bonitas que você pode fazer e ter se você for pró-ativo e produtivo. Mas se eles precisam deixar você ir por qualquer motivo, eles vão. E não importa se você teve sua camisa costurada - ou até mesmo tatuada - em seu corpo.

Pode soar como se eu estivesse defendendo que todos nós abandonássemos nossos empregos e vivêssemos na natureza em uma comunidade hippie. Sim, este pode ser meu sonho utópico, mas não é o objetivo deste texto.

O ponto aqui é: não importa onde você está e o que você está fazendo, seja você mesmo!

Você não precisa mudar nomes, você não precisa realmente usar nenhuma camisa. Você só precisa ser você mesmo e fazer o seu melhor nisso. No final, por mais algum tempo, estamos fazendo negócios e interagindo com outros seres humanos, não com empresas. E se você é incrível em ser você mesmo - o que pode ser um trabalho muito duro em si mesmo, e eu vou falar sobre isso em outro post - as pessoas vão querer estar com você e interagir com você e isso será o que faz de você um sucesso, não importa o cargo que você tenha ou a empresa em que você trabalha.

Porque você não é o distintivo que usa no pescoço. Você é você. E isso é incrível!


Se você gostou desse conteúdo, me avise. Eu quero fazer mais peças como esta e gostariam de ouvir o seu feedback.
Se você quiser falar comigo, pode me seguir no @mmizidoro em quase todas as redes sociais.
Obrigado por estar aqui e ler meu conteúdo!

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center