Confusão Orçamentária - PPA, LDO, LOA...

Na minha iniciativa de fazer alguns cursos de capacitação, matriculei-me no curso "Básico em Orçamento Público" da "Escola Virtual do Governo" (https://evg.gov.br/curso/115), pensando tratar-se de curso sobre orçamento no sentido de estimativa de custos para realização de obras. Porém, o curso era sobre orçamento público (estimativa de gastos e despesas da administração pública). Fiz o curso assim mesmo (pelas 30 horas). Surpreendeu-me o pouco que sabia sobre o tema, e a importância dele. Vi que não sabia nada sobre o plano plurianual - PPA, leis de diretrizes orçamentárias - LDO, lei orçamentária anual - LOA, mecanismos de participação popular etc.

Acho que todos deveriam fazer o curso, principalmente candidatos a cargos políticos, e, também, aqueles que dão uma de politicamente atuantes só por que espalham memes a torto e a direito nas redes social.

Hoje mesmo ouvi no rádio que vai ter uma audiência pública sobre a LDO da minha cidade. Certamente, se não tivesse feito o curso, eu estaria praticamente surdo em relação a este chamamento (o que é bem conveniente para muitos políticos).

A minha confusão com o termo orçamento (confusão esta que me levou a fazer o curso citado) daria um outro post. Lembro de ter lido que orçamento se traduz para o inglês de várias maneiras, pois se refere a muitos conceitos diferentes. Quando tiver tempo vou até dar uma pesquisada para relembrar...

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center