Flight Radar: brincando de reconhecer aviões e suas rotas

FlyghRadar_20jun2018_17h_aeronave_longe.jpg
O pássaro e o avião fotografados daqui do meu apartamento


Não faz nem meia hora que fiz esta foto da janela do meu apartamento. Como você pode ver, estou na rota de aviões. E também de pássaros! Usei o máximo zoom óptico da câmera com 30X, o mesmo zoom que uso para registrar a Lua.

Sempre que estou com tempo e passa um avião, gosto de descobrir de que voo se trata. Cada louco com sua mania!

De onde o avião partiu? Onde vai pousar? Qual o modelo da aeronave? E por aí vai...

Para tal uso o serviço FlightRadar44 que, pela sua localização, mostra o tráfego aéreo naquele momento e na sua região. Dei um print screen na tela do site imediatamente depois de tirar a foto acima. Veja.

FlyghRadar_tela_20jun2018_17h.jpg
Print screen da tela do Flight Radar 24 pouco depois de tirar a foto do avião

A aeronave que fotografei trafegava de norte para sul. Sei porque minha janela fica de frente para o leste e vi o avião passando da esquerda (norte) para direita (sul). Pela tela do FlightRadar44 logo vi um avião que acabara de passar por São João da Boa Vista, minha cidade, dirigindo-se para o sul. Cliquei nele e obtive a informação de que se tratava do voo GLO1571 que partiu de Salvador, Bahia, às 15h10min apesar de agendado para decolar às 14h50min. Como eu sei disso? No lado esquerdo da tela do site aparecem os detalhes do voo. Confira abaixo, noutro print.

FlyghRadar_tela_20jun2018_17h_detalhe.jpg
Detalhes do voo

Abaixo mostro um recorte da imagem que capturei do avião, dando um zoom, e dá para ver com certeza de que se trata de uma aeronave da companhia Gol.

FlyghRadar_tela_20jun2018_17h_aeronave_zoom.jpg
Recorte da minha foto para ver a aeronave "mais de perto"

A aeronave da Gol, um Boeing 737-800, é igual a esta da imagem abaixo.
GOL737Novo[1].jpg
Boeing 737 da Gol Fonte da imagem

No momento em que escrevo o post, pelo site Flitght Aware, posso verificar que a aeronave já está em manobras para pousar no aeroporto de Guarulhos. Confira no print abaixo.

Flight_Aware_29jun2018.jpg
Detalhes do voo

Adoro aviação desde pequeno. Na minha adolescência, em Piracicaba, interior de São Paulo, não saia do aeroporto, lugar que eu ia de bike sempre que podia para observar de perto os pousos e as decolagens.

Gostou da brincadeira? Fica a dica para você brincar também! Garanto que é divertido! Mas é claro que você tem que estar num local por onde passem aviões.



Abraço do prof. Dulcidio. E Física na veia!

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center