A moral vem a cavalo

Como sempre gosto de fazer, estava eu navegando na internet procurando notícias que estivessem me chamando atenção, e essa chamou:

https://www.1843magazine.com/food-drink/the-mane-course

Ela diz o seguinte, que na região de Parma Itália é comum os restaurantes servirem pratos de carne de cavalo, e que são bastante apreciados na região, tão ou até mais do que nós aqui apreciamos uma picanha bovina.

Aí eu pensei como a moral humana é algo subjetivo e atrelado à cultura local: o que é moral pra mim pode causar ojeriza em você e vice versa.

Mas será que tem que ser assim? Será que moral realmente não tem nenhum componente objetivo e Universal, e é apenas algo que deve ficar “a gosto do freguês”?

Porque pensem comigo, se a moral é 100% subjetiva ela passa a ser mera questão de opinião pessoal, ou até mesmo de gosto pessoal, e então não teria como uma pessoa se achar moralmente superior à outra. E também perderia o sentido sempre que uma pessoa tentasse impor à força o seu código moral às outras pessoas que não compartilham das mesmas ideias.

Com relação a esse caso específico de comer carne de cavalo, acho que me causaria um pouco de estranheza, assim como me causou a primeira vez que experimentei carne de coelho e rã. Mas do ponto de vista moral, realmente não tem como argumentar contra, pois comemos carne de boi, porco, etc. Então qual seria a diferença de matar um boi ou um porco pra comer e matar um cavalo? Do meu ponto de vista não tem diferença nenhum. Então ou proibimos ambas, ou então estaremos sendo incoerentes ao criticar os nossos amigos italianos que adoram comer cavalo.


http://www.racas-cavalos.com/imagens-cavalo-mustang-selvagem-jpg


Gostou da leitura e quer mais? Aí vão algumas sugestões:

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center