Uma reflexão sobre o voluntariado: O ato de doar existe, ou é uma troca?

Recentemente ocorreu uma tragedia em São Paulo, um prédio invadido desabou, inúmeras doações começaram a aparecer, o que é realmente necessário.

Ai você vai vendo o desenrolar das coisas:

  • O coordenador desta invasão tem interesses políticos, ele quer (queria) se promover para ter um cargo público.

  • A igreja universal se organizou para recolher doações, a rede Record fez uma imensa reportagem exaltando a igreja.

E não é só isso, eu trabalhei muitos anos na área social, a doação é essencial para o trabalho, mas tinha um preço a pagar também, a publicidade, a promoção pessoal.

As pessoas que doavam (a maioria) queriam registrar esses momentos no Facebook, queriam receber muitos "likes" e comentários do tipo "ainda bem que existem pessoas igual a você no mundo".

Segundo o dicionário:

doação
substantivo feminino

  1. ato, processo ou efeito de doar alguma coisa.
  2. o bem ou o conjunto de bens doados; doário.

Não estou criticando o ato de doar, estou refletindo se realmente existe, ou é uma maneira apelativa de promoção pessoal.


Pixabay

  • Será que realmente até o ato de doar, não é de graça?

  • O doador troca alguns itens por uma satisfação pessoal, através de centenas de "likes"?

  • Existe alguma coisa nesse mundo que se faça de graça, sem receber nada em troca?

Cada um tem a sua resposta, a minha é Não, não existe nada de graça neste mundo, pelo menos uma satisfação pessoal o doador ganha, alguns saem até com uma sensação de superioridade, como mostra a imagem acima.

99% das pessoas irão descordar da minha opinião, mas é o que eu vi durante cinco anos trabalhando na área social.

Eu vi pessoas se transformando, vi uma pessoa que nunca fez uma doação ir mudando, a satisfação pessoal ao ver o sorriso das crianças foi mudando, a pessoa foi querendo se vangloriar cada vez mais, o agradecimento de alguns funcionários já não era o suficiente, a pessoa começou a postar as fotos com as doações, começou a receber mais satisfação pessoal, consequentemente começou a doar mais e postar cada vez mais, o numero de seguidores aumentou muito, milhares a mais, já não era mais aquela pessoa que chegou para fazer a sua primeira doação. Hoje essa pessoa etá envolvida com politica e vai ser candidata a vereadora. Infelizmente o meu voto ela não vai ter, se tornou arrogante, em suas últimas doações que eu presenciei, o mais importante era a foto, nem ligava mais para as crianças.

EXISTEM PESSOAS E PESSOAS

Para não ser tão maligno assim, ou realista, somente uma pessoa doava e não queria nem aparecer, a satisfação pessoal já era o suficiente.

assinatura.jpg

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center