Meu primeiro mês no steemit e o pouco que entendi até agora

Hoje faz um mês que cheguei por aqui. Não entendo nada de criptomoedas, blockchain, tokenização, etc., além dos seus conceitos mais básicos e superficiais. Sendo assim, desde o primeiro dia me senti uma neandertal em meio a centenas de robôs e pessoas com linguajar estranho, falando de coisas que nunca nem ouvi falar. Confesso que às vezes confundi um robô com um humano, ainda que por alguns segundos.

download.png

A plataforma, achei mais estranha ainda. Posts e comentários e até conta de usuário com "etiquetas de preço", pagamento em diferentes tipos de moedas. Moedas valendo diferentes quantias. Hashtags que nomeiam projetos, desafios, jogos e brincadeiras, aos quais todos são convidados a participar - mas que eu nunca participo porque ainda não entendo como funcionam, já que as instruções são sempre longas demais e na metade delas eu não tô entendendo mais nada (eu devo ter algum problema porque eu vejo todo mundo participando)

Passeio algumas vezes na semana por essas novas paragens, e me comunico tanto quanto possível com os humanos habitantes daqui, com os quais tenho aprendido muitíssimas coisas. Com o tempo fui me apegando à comunidade brasileira como um todo, a qual acho bastante diversificada, receptiva e interativa. Dentro desta grande comunidade existem subgrupos que se organizam, se apoiam, incentivam e trabalham de forma coletiva em prol de seus membros.

Sobre os habitantes daqui devo dizer que os considero mais inteligentes (em sua maioria) que nas demais redes sociais onde estive/estou. Tenho lido ótimos textos sobre variados assuntos, escritos em bom português e dentro de parâmetros éticos que chegam a ser comoventes, quando lembro da falta de compostura que costumo ver em outras redes. Da mesma forma as réplicas e tréplicas não raro nos trazem reflexões complementares e pertinentes sobre o assunto central do post. Toda essa desenvoltura com as idéias e as palavras, em outros ambientes costuma vir acompanhada de uma certa soberba, mas não no steemit. Aqui todo mundo meio que se incentiva a maior parte do tempo e isso é foda pra caralho.

Conclusão após um mês: quero continuar o rolê por aqui, muito mais pela experiência de estar em um ambiente virtual tão diferente dos demais, do que pelo fator pecuniário. Não sei nem quanto vale um steem, mas percebo como a flutuação do câmbio, no geral, altera os humores, os conteúdos e a motivação para se estar aqui. Se o que te motiva é a recompensa financeira, basta procurar que você encontrará vááários posts sobre o assunto, dos mais simples aos mais complexos.

Eu me contento em observar o movimento desse momento histórico.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now