Educação domiciliar (homeschooling)

Para longe das propostas políticas, eu gostaria de abordar esse tema sob um outro olhar. Acho que esse é o tipo de assunto que cabe a todos opinar (porque sou a favor da liberdade de expressão), mas somente aos pais caberia o poder de decidir. Ou pelo menos deveria ser assim, porém em setembro o STF vetou a prática do ensino domiciliar no Brasil, jogando na ilegalidade milhares de famílias brasileiras.

Uma das minhas melhores amigas tem 4 filhos. Um deles é norte americano e está matriculado no sistema de ensino do EUA, mas mora no Brasil. Ele faz cyberschool e está terminando a high school esse ano, e para isso terá que ir ao consulado fazer a prova final. Os outros três filhos dela não tiveram o privilégio de serem cidadãos de um país onde as liberdades civis sejam mais respeitadas. No Brasil entende-se que as crianças não são propriedade dos pais e sim do Estado. Assim o dever de educá-las é do Estado e não dos pais.

Mas como uma boa desobediente civil (morro de orgulho dela), minha amiga mora no Brasil e educa seus três filhos em casa, da forma que ela quer. Com o dinheiro que ela pagaria mensalidades caríssimas, ela investe em recursos pedagógicos, passeios culturais, atividades esportivas, entre outros. Oferece assim uma educação muito mais diversificada do que a grade do MEC determina, e também muito mais consistente do ponto de vista da utilidade e do significado tangível do que se aprende.

Claro que é preciso muito estudo e dedicação, e também o suporte de outros profissionais nesse processo. Ela mesma precisou estudar muito sobre os métodos de ensino, para definir qual seria o melhor para os seus filhos. São crianças que sabem tanto ou mais do que qualquer criança da idade delas, sem nem passarem perto de uma escola.Socializam com outras crianças em espaços públicos e atividades extracurriculares. Aprendem várias coisas através do planejamento e execução de projetos pessoais, como por exemplo, construir uma horta. Existe muito material de apoio na internet, para todos os estilos de famílias.

)4798537b19ea45cf8b8a2884f97471ae.jpg87042839d09546ecb031bb1405733010.jpg

Eu não aderi ao homeschooling primeiro porque meus horários nunca me permitiram isso. Segundo porque meu filho não demonstra nenhum interesse na ideia, ele se sente bem no ambiente escolar.

Mas sim, eu defendo que os pais tenham o direito de educar seus filhos como quiserem. Não porque estes sejam propriedade daqueles, mas porque acredito que devam ser tutelados por seus pais e jamais pelo Estado.

7fee565d42a54b25b037be850eb82dbf.jpg

Com dizem os pais homeschoolers: o mundo é uma sala de aula.
Que ninguém nos tire a liberdade de ensinar e aprender como e onde quisermos.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now