4 motivos para assistir Chernobyl

Depois do sucesso de Game of Thrones e do polêmico final, a HBO lançou em maio Chernobyl, produção sobre acidente na Usina Nuclear de mesmo nome em 25 de abril de 1986.

Com cinco capítulos, a minissérie de Craig Mazin consegue prender a atenção do espectador do começo ao fim.

chernobyl-serie.jpg

A produção melhor avaliada do IMDb tem inúmeros motivos que fazem valer a pena cada minuto dedicado na frente da sua tela, conheça alguns deles, talvez você maratone!

Baseada em fatos reais, o mais próximos da verdade

Credibilidade é a exigência para tratar histórias reais no cinema. Nesse caso, mais imprescindível do que nunca. Depois que assistir ou caso já tenha feito pode pesquisar para constatar que a maioria dos fatos expostos não foram romantizados, eles estão iguais ou bem próximos da realidade.

Uma aula de História

O pior desastre nuclear da história deve ser compreendido e revisitado quantas vezes forem necessárias. Talvez, a série não foque tanto em pormenores políticos ou então casos que estariam em livros, no entanto depois que assistir é bem provável que fique instigado a dar umas pesquisadas a respeito para continuar entendendo além da consciência coletiva.

Abordagem política sem se tornar uma chatice

O tom político e as abordagens pelo viés científico são inevitáveis considerando todos o relato documental da época. Apesar disso, a cadência dos fatos flui bem sem se tornar aquele documentário moroso e cansativo, pelo contrário.

Produção sensacional

Depois de dois anos e meio de pesquisa, a verdade sobre uma história de mentiras veio à tona em forma de capítulos únicos. Pela primeira vez, após 33 anos, todos têm a chance de conhecer ou relembrar aquilo que ninguém mais quer viver nem por um segundo.


A produção pensou em tudo para reconstituir os fatos e relatos. Foram documentos históricos, figurino, cenário, conversas, pesquisas e mais estudos sobre o reator.

Muitos dos diálogos são equivalentes ao original, enquanto acessórios, como xícaras ou uniformes dos bombeiros são réplicas exatas.

Tudo pensado para agradar todo o tipo de público desde o mais leigo até o historiador, cientista ou sobreviventes.


Li essa entrevista com Mazin, criador, roteirista e produtor-executivo de Chernobyl. Gostei muito! Nela, ele dá mais detalhes sobre a obra.

Já o Omelete conferiu o que é verdade ou ficção na construção da série.

Confira outras séries aqui

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now