Japão: Do "Último Samurai" para a Segunda Guerra Mundial

20150806185831.jpg
Foto: 日本国会( Nihon Kokkai - Parlamento Japonês)

O Japão praticamente se desmilitarizou após as experiências ruins que teve na Era Taisho(1912 a 1926) e nos primeiros 20 anos da Era Showa(1926-1989). Mas o motivo dessas experiências ruins é bastante interessante.

A Era Taisho foi marcada pela prosperidade pós-Meiji nas cidades e florescimento do Japão como democracia parlamentarista, enquanto que a Era Showa foi o período em que grupos infiltrados passaram a controlar o Japão em rebelião aberta contra o próprio governo democraticamente eleito.

Imagens da ocidentalização da Era Taisho:

image.png

image.png

image.png

A prosperidade da Era Taisho foi uma continuidade das reformas da Era Meiji(1868-1912), que entre outras coisas, acabaram com a elite guerreira dos samurais.

image.png

Descendentes de samurais empobrecidos em relação a todo o prestígio de elite que seus pais e avós possuíam cresceram no campo com esse ressentimento enquanto que nas cidades o japonês comum se ocidentalizava e se inclinava cada vez mais à uma cultura que colhia os frutos da importação de culturas ocidentais. Esses conservadores nacionalistas aos poucos foram infiltrando as forças armadas. Um livro importado da Alemanha passou a servir como guia para eles: "Totaler Kieg" de Erich Ludendorff(candidato à presidência da Alemanha pelo Partido Nazista em 1925).

No começo da Era Showa, os militares invadiram por iniciativa própria a Manchuria com o pretexto de proteger os investimentos japoneses nas estradas de ferro. O Governo Japonês ordenou que os militares desocupassem o território e teve que inventar desculpas para a Liga das Nações. Os militares se recusaram e o governo não poderia admitir que não tinha mais controle do próprio exército.

Os japoneses ganharam fama de traiçoeiros nos anos 1930 justamente porque o governo democrático prometia paz, os militares faziam guerra e o governo democrático tentava inventar desculpas para não admitir que as forças armadas do país estavam em rebelião generalizada. E sendo o Japão uma democracia, os "atos traiçoeiros" do governo parlamentarista eram vistos como um reflexo da cultura dos eleitores.

Enfim, acho que a história de como o Japão se juntou ao bloco fascista na 2ª Guerra Mundial é muito mais interessante politicamente do que dos países europeus. Na verdade, depois de assistir a série prequel Star Trek - Enterprise, no episódio em que um advogado Klingon se queixa sobre as mudanças políticas das últimas décadas deu para entender como é que uma sociedade guerreira desenvolveu tecnologia para viagem interestelar. No caso, eles "decaíram" para uma sociedade guerreira após um fenômeno semelhante ao que aconteceu no Japão durante a Era Taisho.

image.png


Fiz um resumo bastante resumido para as turbulências das Eras Meiji, Taisho e Showa que culminaram na Guerra do Pacífico. Fatos foram omitidos e os resumos podem ser mau-interpretados, por isso se acharem que eu falei alguma besteira, peço por um feedback abaixo.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
1 Comment