Pequena Autobiografia

miniautobio.jpg

Neste primeiro artigo vou falar um pouco sobre mim e o que me motivou estar aqui. Para isso vou retroceder bastante no tempo;

Quando eu era criança na escola, de início recordo que minha matéria preferida era a matemática. No entanto, sem saber o motivo, isso logo mudou e passei a me interessar mais por desenho e literatura. Fui e ainda sou um leitor assíduo e escrever redações era minha atividade favorita.

Também me recordo de ainda muito novo ter um forte desejo de ser fotógrafo, pois era fascinado por observar paisagens e meu pai tinha um laboratório de revelação fotográfica em casa, mas não me desenvolvi nesta área

Na adolescência escrevi poesias e durante muito tempo pensei em me tornar escritor. Li a maioria dos clássicos da literatura mas não cheguei a escrever muito, devido a uma dificuldade em finalizar os textos, sempre iniciando, abandonando e passando a um novo projeto.

Outro hobbie eram os esportes em geral, joguei Basquete nas categorias mirim e infantil do Fluminense, embora preferisse o Futebol. Skate e Surfe também ocuparam muito do meu tempo, assim como o Alpinismo.

Esta relação com o mar e as montanhas despertou em mim uma grande fascinação pela natureza e lugares selvagens, tanto por fazer viagens e expedições a lugares remotos, como observar a vida natural, além dos aspectos sócio culturais das populações tradicionais.

Também fui estudante de desenho e pintura em uma escola de artes visuais, mas acabei sendo expulso por mau comportamento. Não me desenvolvi muito nesta área.

Jogar xadrez sempre foi uma das minhas paixões, comecei a jogar e estudar o jogo e aos 11 anos cheguei a empatar com um vice campeão brasileiro, além de ter sido campeão em todos os torneios escolares que disputei.

Outro interesse foi a música e a prática de instrumentos musicais, com destaque para o piano e o violão e posteriormente instrumentos de percussão.

Ou seja muitas atividades variadas mas sem jamais me aprofundar definitivamente em nada. Sou uma pessoa bastante paradoxal. Tenho um lado solitário que precisa de retiro e isolamento e ao mesmo tempo um lado bastante social que quando jovem me fazia ter sucesso nas festas, contando histórias e piadas.

No mais sempre tive um espírito bastante empreendedor e gostava de comercializar coisas, ainda moleque abri um pequeno negócio de venda de revistas de histórias em quadrinhos usadas.

Lembro de possuir uma mente muito inquieta e questionadora, já durante o “segundo grau” comecei a ler obsessivamente todos os grandes Filósofos e Pensadores antigos e modernos. Isto aliado a influência de um extraordinário professor que tive me fez decidir estudar Filosofia. Tal contribuiu também para me despertar o interesse por línguas estrangeiras e cheguei a estudar Grego Arcaico e Latim.

Por outro lado fui um dos primeiros a ter acesso a computadores e internet no Brasil, advento que tomou minha atenção de tal forma que vim a abandonar a faculdade de Filosofia e começar a estudar informática e webdesign.

É estranho recapitular minha vida pois me interessei por coisas muito variadas e diferentes entre si e me mantive de certo modo com um conhecimento limitado de cada uma delas (não diria superficial, pois de início sempre ficava obcecado o suficiente para me dedicar por horas a fio, e assimilar satisfatóriamente pelo menos os conceitos essenciais).

Muitas coisas ficavam esquecidas, como que adormecidas em meu interior até que do nada voltavam à tona me absorvendo de maneira intensa. Por exemplo o surfe de peito (surfar sem prancha, só com o auxilio do corpo), um esporte que conheci os 8 anos e do qual fiquei afastado durante uma década (por ter me mudado para longe do mar), mas que voltei a praticar regularmente após completar 40 anos.

Mas continuando: estudar e trabalhar com computadores e internet me fez em certo período ficar praticamente viciado em jogos on line e bate papos (chats) virtuais. As novidades tecnológicas sempre foram e ainda são uma espécie de febre para mim, embora hoje consiga ter mais bom senso e equilíbrio. Naquele tempo isso chegou a um limite insustentável; desenvolver websites e passar muitas horas no computador jogando e conversando me levou a ter problemas na coluna e até mesmo um ataque de nervos.

Na época eu também trabalhava em uma grande editora de livros, mas foi quando aproveitei uma oportunidade, abandonei tudo e parti em uma longa viagem. Fui morar na Amazônia, em uma reserva extrativista no meio do nada em uma base de pesquisas sem energia eletrica e a alguns quilometros de distância da vila mais próxima. Nesta pequena vila eu trabalhava como professor em uma escola de alfabetização para moradores da floresta. Minha vida mudou completamente. Uma experiência bastante interessante que me levou a escrever um livro de contos sobre a sabedoria repleta de mistérios que existe na floresta e é ensinada de geração a geração, transmitida pelos velhos em forma de estórias e contadas à noite ao redor de uma fogueira.

Dois anos depois voltei a civilização e comecei a trabalhar como vendedor de livros usados, estava meio perdido, trabalhei em uma editora espírita, fazia bicos como garçom em festas e eventos, até que um dia do nada resolvi voltar a jogar xadrez (já estava a quase 10 anos sem disputar uma partida sequer) e aquilo me absorveu de tal forma que parei com tudo e passei a me dedicar integralmente, me tornei competidor e professor deste fascinante jogo. Após este retorno consegui inclusive ficar em terceiro lugar em um torneio internacional.

Me mudei novamente do Rio de Janeiro para uma pequena cidade no interior, na serra do município de Macaé, durante alguns anos dei aulas de xadrez na escola municipal. Então veio uma nova fase; casamento, constituir família, gastos extras e a necessidade de ganhar dinheiro e resolver mais satisfatoriamente o aspecto material da vida.

Por sorte eu havia herdado alguns terrenos em uma região de grande potencial turístico, natureza exuberante, localizados próximos a uma área de proteção ambiental. Localidade preservada e que ao mesmo tempo estava em um momento de desenvolvimento urbano, foi quando comecei a trabalhar com empreendimentos imobiliários e desenvolvimento de projetos para construção e locação de casas.

Veio então uma nova guinada em minha vida, foram anos de muito trabalho e desafios, nos quais aprendi, não sem cometer erros, a administrar esta modalidade de empreendimento em seus diversos aspectos, desde o projeto inicial, passando pela condução e termino da obra e finalizando com a locação dos imóveis. Esta atividade me trouxe uma maior tranquilidade financeira, a possibilidade de poupar parte dos ganhos, e assim, já na casa dos 30 e poucos anos, comecei a me interessar por investimentos.

Foi quando me iniciei no aprendizado dos mais variados assuntos ligados ao Mercado Financeiro em geral, Buy and Hold de ações, Economia, Contabilidade, e posteriormente Tecnologia Blockchain e Criptoativos. Que atualmente absorvem a maior parte da minha energia e interesse.

Aproveitando a disciplina que tinha adquirido com os estudos e treinamentos relacionados ao xadrez, venho me aprofundando sobre o tema de forma consistente e constante nos últimos 10 anos.

Também comecei nos últimos 5 anos a por em prática tais conhecimentos e a investir no Mercado de Ações, Fundos de Investimentos Imobiliários (Fiis), Títulos Públicos (Tesouro Direto), Moedas e mais recentemete em Stocks, REITs e Criptomoedas. Me considero entusiasta e apaixonado por analise de empresas e investimentos em geral.

Acredito ter obtido bons resultados neste campo, e como sempre tive um grande prazer e até mesmo uma necessidade de trocar e compartilhar conhecimentos, decidi criar este blog com a objetivo de escrever sobre os temas em questão, o que pode ser útil para muitas pessoas também evoluírem em relação a tópicos como Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Investimentos em Ativos de Valor, Diversificação e Controle de Risco, Liberdade e Tranquilidade Financeira, etc.

Estes podem ser os temas de maior interesse no momento tanto para mim como para a comunidade, por ter sido aqueles os quais mais me aprofundei, assim como xadrez, mas não estarei limitado a eles.

Hoje fazendo esta retrospectiva chego a conclusão de que minha trajetória de vida um tanto confusa e esta variedade de interesses (cheguei a praticar desde artes marciais, dança de salão a meditação e sistemas de auto conhecimento) pode ter sido um excelente ingrediente para vir a me tornar escritor e poder transmitir conteúdo sobre temas variados de maneira simples e acessível, buscando clareza mas sem me deixar levar por complexidades desnecessárias.

Minha meta é escrever o tanto quanto eu consiga, mas pelo menos 1 ou 2 artigos por semana, e espero que estes pequenos grãos de conteúdo que pretendo espalhar na rede, tenham alguma relevância. Sejam todos bem vindos. Mãos a obra.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now