Brasil é Latino? Sim ué.

1200px_latin_america_orthographic_projection_.svg.png

Isso vai parecer meio idiota para alguns, mas por algum motivo, já vi muitos brasileiros dizerem fervorosamente que não são latinos.
Sei que um post falando sobre as minhas frustrações com outros na internet é meio inútil, mas além de xenofobia e um possível complexo de superioridade, por que diabos alguém pode achar isso?

Latino vem de Latino-Americano, países ou regiões (cof cof, Guiana Francesa) da América que falam línguas derivadas do Latim.
Apenas dois na América do Sul não são, e a diversidade dentro disso é enorme.
A mistura racial, cultural e até mesmo linguistica dentro desse termo abrangente é enorme, mas acho que sei muito bem porque alguns brasileiros tem vergonha desse termo.

E isso é a visão que Latinos tem no resto do mundo, especialmente nos EUA. Onde se fala Latino e automaticamente se pensa "Mexicano", como se ser Mexicano fosse inerentemente algo ruim.
Então pra mim isso é meio que um preconceito contra nós próprios importados de outro país com uma visão errada do que somos.

É só um grupo linguistico, nada mais, nada menos.
Os problemas que lá afetam o México e a fronteira com os EUA nada tem a ver com nós, somos isolados. Creio que essa isolação ainda ajude a espalhar essa noção, mas ainda não faz sentido.

Também compartilho um pouco de culpa, quando mais jovem acreditava de verdade que a Latino-Ámerica era algo homógeno, que era da maneira cujo a internet a descrevia, olhava ao meu redor e via nada disso: Não falamos Espanhol, não temos cartéis (bom, não naquele sentido), nós parecemos diferentes daqueles que os outros chamavam de Latino, etc.

Foi aprendendo linguistica que eu realmente foquei na etimologia da palavra, e acabei percebendo que sim, sou Latino, e que não, nem todos os Latinos são iguais, isso é óbvio, era pra ter sido óbvio.
É irônico, quanto mais você aprende, quanto mais você entende o que os outros passam, mais você se identifica. Tenho orgulho de ser parte desse grupo agora, e por mais que os argentinos me xinguem em jogos online, ainda são mis hermanos.

Esse artigo é interessante, fala um pouco sobre isso tudo e destaca alguns pontos, mas deixa de fora muita coisa.
E esse chega a ser hilário, queremos nos distanciar do resto do grupo, mas nos comparamos a eles para dizermos que somos melhor. Topkek.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center