[Diário De Um Pai - 005] - A Paciência e o Bebê

Ser pai tem se mostrado uma missão de auto conhecimento.

Desde que a Joana chegou, ainda quando ela era só uma notícia em um envelope com o resultado do exame de gravidez, a minha cabeça começou a pensar diferente. E comecei a mudar.

Eu sou aquele tipo de pessoa geralmente descrita como difícil. Me considero um cara que faz o bem e também sempre muito disposto a ajudar os outros, mas sei que de todas as minhas virtudes, a paciência não é a maior delas.

Alguns anos de terapia me ajudou muito para encontrar respostas que explicasse o motivo de tanta irritação, ou melhor, porque meu pavio é curto.

Sendo a Joana uma cópia genética minha (e graças a Deus também da mãe) ela parece ter carregado um pouco desta minha pouca paciência.

Bebês choram


Uma vez eu li que o choro do bebê é propositalmente numa frequência de som que causa incômodo. Uma forma que a Natureza encontrou para que aquele ser pequenino e indefeso seja atendido de imediato quando alguma necessidade aparecer. E de todas as necessidades, a fome é que mais causa desespero neles, pois acredita-se que o bebê, quando sente fome, literalmente acha que vai morrer se não comer imediatamente, disparando o berreiro para que o alimento chegue logo.

alegre.jpg

Dá para imaginar esta alegria toda chorando?

Tenho pouca experiência com bebês para afirmar o que seria uma quantidade “normal" de choro, mas posso dizer que a minha pequena Joana parece estar bem a vontade praticando suas notas de tenor, colocando seus pequenos pulmõezinhos para berrar com tudo.

Sozinha Não


O choro de fome nem é um grande problema, pois basta um pouco do peito da mãe ou uma mamadeira para ela relaxar. Agora, e quando eu preciso fazer algo como lavar uma louça, pegar a roupa na máquina ou escrever um texto para o Steemit?

É meu amigo e minha amiga que estão acompanhando estes relatos, a pequena não gosta muito de ficar sozinha. Basta dar uns dois passos distante dela para que comece a berrar. Não é um choro em si, mas um berro chato pra caramba. Ela bate as pernas e fica irritada quando se vê sozinha, mesmo quando isso significa estar no mesmo ambiente ao alcance da visão dela.

Contando até mil


Minha técnica até o momento para lidar com esta demanda incessante dela têm sido respirar fundo e contar pausadamente até que me acalme, acredite, funciona. É claro, nem sempre isso é o suficiente e aí não tem como esconder a minha irritação. Neste ponto, é quando venho com aquelas chamadas de atenção bem de pai e mãe: -"JOANA! Para com isso!”, expresso na esperança de que o tom de voz mais ríspido (sem berrar, claro) será o suficiente para ela mudar o foco do choro para minha voz e com isso dar uma pausa.

foto-rezando.jpg

Papai do céu, obrigado pelo meu papai e mamãe. Prometo ser boazinha.

Quando funciona, eu tenho cerca de 5 segundos para achar algo que continue a prender a atenção dela, como um brinquedinho ou uma canção. Quando não funciona, aí é só pegar ela no colo e sair andando, coisa que ela gosta bastante, mas nem sempre é possível.

O Outro Lado Do Paraíso


Obviamente, bebês não têm a mesma percepção do mundo que os adultos. Ela não sabe usar de senso crítico para analisar se seu comportamento está de acordo com as normas do local. Ela vai fazer o que estiver com vontade de fazer e ponto. E isso inclui as famosas manhas.

Passado toda a primeira fase desde o nascimento, onde a criança pouco interage com as pessoas ao redor, percebo claramente que agora, começa a surgir um indivíduo naquela linda menininha do papai. A expressão do olhar mudou, ela começou a reagir com cara de choro com pessoas estranhas e as vezes parece querer levantar e sair andando. Então, percebo que começei a adentrar o universo do “Educar Uma Criança”.

Essa certamente será a missão mais difícil pra mim, não porque me sinto incapaz de educar a pequena, mas porque sei que a minha insegurança precisa ser superada para que possa entregar o melhor para ela.

A medida que nossos filhos crescem eles dependem menos de nós. Isso também quer dizer que cada vez mais vão interagindo com o mundo sem a necessidade de recorrer aos pais. Eu só quero que minha filha tenha as armas necessárias para enfrentrar o mundo com clareza e coragem. Ok, isso ainda está muito longe agora, mas é desde muito pequeno que começamos a preparar um indivíduo para a vida e aqui entra um esforço enorme em conseguir balancear o que é necessário para a educação dela e a vontade de atender as suas demandas. Trocando em miúdos, como saber quando ela está apenas fazendo manha?

Muitos pais, se vendo diante desta situação, entregam esta missão de educar para a escola. Eles atendem as vontades dos filhos (mais fácil que dizer não) e esperam que ao pagar uma boa escola terão um indivíduo completo para a vida. Não querem ser responsáveis por possíveis erros no processo de educar, afinal, é mais fácil culpar a incompetência de uma instituição do que a si mesmo. Mas escola não serve para construir boas maneiras e sim trazer informação para a mente vazia das crianças. Ainda que seja importante que as escolas ajudem no processo com bons exemplos de cidadania e respeito ao próximo, cabe aos pais criarem nas crianças os valores morais que irão ditar sua conduta em relação ao mundo.

Bem, mas aqui já estou indo longe demais pois nem na creche minha pequena chegou e neste exato momento, 9:15 da manhã, preciso parar este texto para começar a rotina dela. Agora, é completar as fases do dia para garantir minhas janelas de tempo livre e continuar produtivo. Então, minha pequena Joaninha, bora brincar no tapetinho sem bater perninhas. Estou aqui do seu lado. Papai te ama e apesar de meio nervosinho, nunca vou te abandonar.


Nota

Este conteúdo é para relatar a minha experiência ao cuidar de um bebê a partir da minha visão de pai, então quando estiver afirmando “ser pai” não faço de forma a excluir ou diminuir o “ser mãe” que na minha visão é uma missão ainda mais difícil e desafiadora.

Em breve trarei uma novidade ao Diário De Um Pai e vou começar a fazer vídeos relatando minha experiência. Aguardem.


Obrigado pela leitura e se gosta do que escrevo, upvote! ;) e follow!


dudutaulois-writes-stuff-low-gif.gif


steemit badge light.jpg

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center