Sensação de confusão e vida sem sentido: quando não sabemos nossos valores


Quando não vivemos de acordo com nossos valores por não tê-los conscientes, a sensação é de ter algo errado mas não se sabe o quê. De que estamos desperdiçando a vida com coisas que não valem a pena mas, ao mesmo tempo, não fazemos ideia do que fazer para mudar isso, de qual caminho seguir.

Sinto grande empatia por pessoas que estão se sentindo assim, porque eu mesma já me sentir durante muito tempo. Como não tinha contato algum com práticas e reflexões de autoconhecimento, eu temia que essa sensação de incômodo e insatisfação nunca iria acabar. Mas descobri que sim, com tempo e esforço podemos adquirir muito mais clareza, confiança e alegria com nossas escolhas profissionais, amorosas, familiares... com o quê gastamos nosso tempo, como queremos ganhar dinheiro, de que forma queremos viver nossos relacionamentos, onde queremos morar, quais assuntos são mais importantes para nós e por aí vai...

Isso passa por certas etapas que podemos dividir em:

  • Descobrir nossos valores:
    Quando sentimos confusão e descontentamento com nossos caminhos na vida, mas não sabemos quais novos caminho pegar, apenas sentimentos os sinais de que algo vai mal, não temos consciência do que está fora do lugar. É preciso, então, fazer um trabalho de autoconhecimento para reconhecer, nomear, discernir nossos valores. Trazê-los do inconsciente para o consciente.

  • Planejar novos caminhos
    Depois de claros, nossos valores são base para que pensemos em estratégias para vivê-los. Posso satisfazer meu valor por liberdade, por exemplo, de "N" maneiras. Pensar nas inúmeras possibilidades que o mundo nos dá, nas diversas formas de se viver é uma etapa muito empolgante e que pede criatividade.

  • Agir
    A prática sempre mostra um universo novo em relação ao que podíamos imaginar. Por isso, planejar tem sua função, mas também tem limites. A partir daí, é importante fazer protótipos, testar, experimentar, colocar-se em movimento para sentir se os caminhos trazem a satisfação desejadas. É preciso entrega e amizade com o tempo.

No podcast falo mais sobre o assunto, que é uma preparação para um exercício prático que proponho para entrar em contato consigo mesmo, um exercício para iniciar no caminho de descobrir os valores.

[ALERTA FALAÇÃO: já que a explicação ficou longa demais, o exercício ficou para o próximo podcast]

Fonte da imagem: Pixabay


► Listen on DSound
► Listen from source (IPFS)

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now