Conceitos do coaching ontológico: linguagem, consciência, responsabilidade, aprendizado


O coaching é um processo que auxilia as pessoa a alcançarem mudanças que desejam em suas vidas. Neste podcast, eu explico mais sobre este processo e, na sequência, no podcast posterior, eu ofereço um exercício que você pode aplicar para si mesmo para ter uma experiência de coaching. Se você tem uma questão em sua vida que deseja transformação, seja bem vindo para fazer o exercício. Mas, primeiro, vou explicar alguns conceitos por trás dessa prática:

Trabalhamos a partir da linguagem, o discurso é material da minha linha de coaching que é fundada a partir dos pensamentos de filósofos latinoamericanos como Humberto Maturana e Rafael Echeverría, da ontologia da linguagem. Para eles, a linguagem não é só uma simples descrição do mundo como ele é, mas é uns instrumentos gerador de mudanças no mundo. A partir da fala, temos a capacidade de influencia o mundo interno e ao redor.

Três pilares do coaching ontológico são a consciência, responsabilidade e aprendizado. Trabalhamos com a expansão da consciência, o que quer dizer incluir novas perspectivas e expandir a envergadura do pensamento sobre si mesmo e o mundo. Há também um aumento do sentimento de responsabilidade por aquilo que te cabe no processo de mudança que deseja, e também mais clareza sobre isso. E aprender novos comportamentos e tarefas também faz parte dos resultados do processo de coaching.

O processo é tão proveitoso quanto maior for o comprometimento e dedicação de ambas as partes, o coach e o coachee, e chamamos isso de responsabilidade 200%, uma soma de esforços que produz resultados totalmente novos para o coachee.

Na sequência, postarei o próximo áudio no qual você vai poder experimentar um pouco do coaching.

Fonte da imagem: pixabay.com/pt/bate-papo-v%C3%A1rios-%C3%ADcone-s%C3%ADmbolo-2389223



► Listen on DSound

► Listen from source (IPFS)

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now