Explicação de como funciona o Steemit (MAIS OU MENOS) em português, sem revisão, cheio de erros de português, sem preparação, e é o que tem pra hoje...

Olá gente,

Tudo bem? Antes de mais nada, se você já faz parte do Steemit vai aí embaixo e dá upvote nesse conteúdo, que eu agradeço muito :-) !!!

Estou escrevendo aqui para explicar para você como o Steemit funciona. Ou quase isso...

Eu entrei aqui faz muito pouco tempo, mas acho que já estou começando a entender melhor a plataforma. E como as coisas podem parecer um pouco (muito) confusas no começo, vou explicar da maneira mais didática que eu consigo o que eu já entendi.

O Steemit é uma plataforma de rede social de blog. Meio parecida com o Tumblr por exemplo.

Porém existe uma diferença fundamental: ela está atrelada a uma criptomoeda, o Steem.

CALMAAAAAA!!!!! Já explico isso:

O Steem é uma criptomoeda, como o bitcoin...

CALMAAAAAA!!!!!

Essa criptomoeda é baseada no conceito de blockchain. Mas o que diabo é isso? Blockchain é um log, um registro, mundialmente distribuído (ou seja, ele está sendo “rodado”... “arquivado”... em vários computadores ao mesmo tempo).

Esse “arquivão” guarda todas as transações dessa moeda. Assim como acontece com o bitcoin.

No bitcoin a galera que "mantém" o sistema funcionando (os computadores que mantém distribuidamente funcionando tudo) se chamam "mineradores". No steem eles se chamam “testemunhas”.

Nesse tipo de sistema, de tempos em tempos, depois de tantos “blocos” fechados, ou seja, depois de tantas transações serem completadas, o sistema gera novas “moedas”. No bitcoin o sistema gera novos bitcoins e no steem o sistema gera novos steems.

Não vou entrar aqui no mérito da “economia” da criptomoeda.

Mas... uma criptomoeda é só uma "ideia", como a da moeda do “banco imobiliário”. Mas o que acontece se pessoas reais começarem a aceitar o dinheiro do banco imobiliário como se fosse dinheiro de verdade? Bem... isso é ridiculamente uma simplificação, mas serve de exemplo de o que é uma criptomoeda. Fica criada assim uma moeda paralela, porque as pessoas “deram valor” para ela.

E geral moedas paralelas são ilegais em muitos países. Mas o problema das criptomoedas é que elas não pertecem a país nenhum. Então as nações estão ainda aprendendo a lidar com isso... Isso será legalizado? Será banido da legalidade?

Enquanto isso não se decide o fato é que as criptomoedas existem, e enquanto tiver gente aceitando a validade delas elas (no fundo) acabam ganhando algum “valor real”.

Tanto assim que você pode trocar bitcoin por dinheiro de verdade em várias agências de investimento e agências de câmbio por aí. Eu nunca troquei, mas é possível.

Pois bem, chega de digressão: vamos voltar ao Steemit!

Quando Steem fecha um bloco (registra um lote de operações) ele cria mais dessas moedas.

Mas ao contrário do que ocorre com o bitcoin, essas “moedas” não vão para quem mantém o sistema. Só parte disso vai pra essa galera. O grosso dessas “moedas” criadas vão para quem tem mais likes nas redes sociais vinculadas ao Steem.

OPA! Como assim?

O Steemit o d.tube e outras redes baseadas em Steem aparentemente guardam seu conteúdo dentro do blockchain (se eu entendi direito). Então esse conteúdo faz parte do sistema dessa criptomoeda.

Postou uma foto no sistema? Vai para dentro do blockchain. Postou um vídeo no sistema? Vai para dentro desse blockchain. Postei esse texto em português fazendo um review de como as coisas estão até aqui? Vai pra dentro do blockchain.

Mas e aí?

Aí que quem recebe mais likes (ou melhor, upvotes) dentro desse sistema acaba recebendo parte dessas novas moedas que são criadas.

DE NOVO: não pense nisso como dinheiro. Pense nisso como um sistema de pontos. Para isso ter valor é necessário que alguém aceite isso como "digno de valor". Precisa de “aceitação.

Não sei se você já viu isso, mas as vezes tem gente jogando uns jogos de computador onde o coleguinha fala: “Nossa! Bacana sua armadura, eu queria ela para a minha personagem”, daí o dono da armadura responde “claro, deposita 200 dólares na minha conta que eu, dentro do jogo, passo a armadura para você...”

VIU?! VIU?! VIU?

Aquela armadura do joguinho ganhou valor real fora do jogo de computador. Com criptomoedas acontece mais ou menos a mesma coisa. COM TODAS as criptomoedas a coisa funciona mais ou menos assim.

É o mesmo com um "selos postal" em que alguém paga 10 centavos nele, e daí vem um colecionador e paga 50 mil dólares naquele tiquinho de papel pintado um tempo depois.

PORRA! CHEGA DE DIGRESSÕES, VOLTA PRO STEEMIT CARALHO!!!! Ok ok ok minha mente perturbada, vamos voltar para o Steemit.

Quando eu posto algo dentro do Steemit e isso recebe upvotes eu ganho algo dentro do sistema. Eu ganho Steems e Steem Power.

Steem Power?!

Sim deixa eu explicar.

Não é todo upvote que vira grana para o produtor do conteúdo... É upvote de “quem importa” para o sistema.

Como assim?

Quando eu gero conteúdo e eu ganho algo porque teve alguém “com bom gosto” que deu like (ops, like não... Upvote) no meu conteúdo.

Assim eu ganho alguns Steems e também o “reconhecimento” de que eu produzi um conteúdo bacana, eu ganho esse tal do steem power que é o meu “reconhecimento” de que eu sou um bom produtor de conteúdo.

Quanto mais “reconhecimento”, ou seja, quanto mais Steem Power eu tenho, mais eu sou capaz de dar dinheiro para os outros. Eu passo a "importar" para o sistema.

Postou um vídeo de você cantando no banheiro, e eu dei like (UPTOVE PORRA!!!! ok ok... já entendi upvote) então:

1- se eu tenho muito Steem Power você vai ganhar mais steems...
2 - se eu tiver pouco steem power você vai ganhar uns centavinhos de Steem...
3 - se eu não tiver Steem Power nenhum, você não ganha nada?

Sacou?

Se eu sair votando como louco vou torrar todo meu steem power (e ele demora um pouquinho pra “encher de novo”).

Imagina o Steem Power como uma barrinha de "mana", ou uma "barrinha de poder" em um videogame... uma hora ele acaba, mas aos poucos, de tempos em tempos, a gente vai recuperando... igual a como a gente recupera mana na vida real kkkkk. Opa! Péra... não... quer dizer... bom.. continuemos...

Então tá. Deixa eu ser mais gráfico.

Eu postei uma foto. E ‘tá la nas minhas configurações que eu quero que cada voto que eu receba, quando receber alguma coisa, vire 50% de Steems e 50% de Steem Power. Quando alguém "que importa pro sistema" dá upvote vai criar no fim do dia (ou quando virar o blockchain, não estou lá muito certo ainda) algum valor... vai aparecer um cifrão embaixo no meu post... algo tipo... $ 0,05.... ou queira Krishna $ 1.000,00... kkkk

Esses $ 0,05 Steems são meus?

Não... bem... quase...

Tem uma parte dessa grana que não é sua. É dos curadores.

OK, caralho! Não tô entendendo mais nada.

CALMAAAA PORRAAAAAA!!!!! DEIXA EU EXPLICAR!!!!!

Quando alguém dá upvote em algo essa pessoa não só remunera o produtor do conteúdo, como também ganha uma parte dessa remuneração se o post se tornar popular, viral, etc.

É como se o Steemit remunerasse o seu “bom faro” para coisas populares. E aí você também vai ganhar um tiquinho de Steems e um tiquinho de Steem Power.

Nos meus posts que foram "avaliados" em $ 0,05 em geral eu ganhei algo como $ 0,04 e os curadores ganharam algo como $ 0,01...

Bom... esse é o básico do básico da coisa toda.

Vou corrigir esse texto? Claro que não. Vou revisar esse texto? Claro que não. Teve algum roteiro esse texto? Claro que não. Esse texto é mero fluxo de consciência? Claro que sim.

Tem muito mais pra falar sobre isso, mas esse é o básico do básico do básico (ops, eu já disse isso).

Para entrar na plataforma você pode criar uma conta, não pagar nada, e aguardar na fila (pode demorar um caralhão de tempo pra você entrar) ou...

... você pode comprar uns 2 steems? Pagar uns dois ethereums? SEI LÁ! E entrar imediatamente.

Foi o que eu fiz com a ajuda de um amigo, que tinha umas criptomedas sobrando na carteira. VALEU VELHO!!!!!

Enfim é isso. E esse texto acaba aqui por motivos de: ..... “ CANSEI DE ESCREVER ”

Abraço pra vocês. Quem sabe um dia eu escrevo um texto razoável, decente, e na norma culta para isso tudo

Até lá aproveitem esse tutorial tosco e de louco.

PS Não falei nada de Steem Blockchained Dollars (SBD) porque isso tem que ficar mais claro pra mim. Eu estou confuso ainda com algumas coisas.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now