Carnaval e saúde: métodos de prevenção

Screenshot_20190302-100723.jpgOlá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Aproveitando que hoje começa o carnaval, vim aqui dar algumas dicas para que vocês possam aproveitar a folia com muita segurança e garantir a alegria e saúde de todos.
Vocês já devem estar cansados de ouvirem sobre a prevenção no carnaval, sobre o uso do preservativo masculino, etc.
Dizendo isto, trago a vocês informações que provavelmente muitos de vocês ainda não conhecem. Primeiramente gostaria de ressaltar a mudança feita pelo Ministério da Saúde há algum tempo sobre o termo "DST" que significa doenças sexualmente transmissíveis, para o novo termo "IST" que significa infecções sexualmente transmissíveis, pois o movimento de pessoas que vivem com alguma infecção sexualmente transmissível não se sentia bem em ser chamado de doente, afinal de contas muitos deles levam uma vida normal depois de fazer uso de medicações temporárias ou permanentes e seguindo um estilo de vida saudável. Logo, espera-se que todos possam acompanhar a mudança e adotar o termo correto. Portanto jamais se refira a uma pessoa que tem o vírus HIV no sangue de aidético ou doente, mas sim de pessoa vivendo com o HIV ou simplesmente soropositivo. Tenhamos respeito e empatia com o outro e suas lutas particulares!
Voltando ao assunto prevenção é importante que vocês saibam que além do preservativo masculino, temos o preservativo feminino, que esteticamente não é tão agradável quanto o anterior, mas que tem, digamos, uma praticidade maior; vocês sabiam que o preservativo feminino pode ser colocado na parte íntima até 8 horas antes da relação e que também pode ser usado para o sexo anal e dupla penetração? Pois então, mais um método de prevenção!
E os menos conhecidos, porém tão importantes quanto são a Prep (recente no Brasil) e a Pep, que são profilaxias. Tratam-se de medicamentos utilizados para impedir que o vírus ataque as células de defesa do organismo e se fixem nelas. A diferença é que a Prep é utilizada antes das relações e a Pep é utilizada depois das relações e é mais recomendada em caso de acidentes sexuais. E todos temos o direito ao acesso a estes métodos de prevenção!
Portanto, neste carnaval não se deixe levar apenas pelo calor do momento, mas procure manter-se consciente sobre os riscos e mais ainda sobre as formas de prevenção. Não esqueçam também do protetor solar e de tomar bastante água!!!
Post inspirado no "discutindo saúde no @brazilians"

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center