#BOX DE SÉRIES# - "ER" | "Plantão Médico" (1994–2009)

Fonte: Divulgação (Reddit)

Muito antes de Chicago Med, House ou Grey's Anatomy sonharem em nascer e se tornarem séries de TV famosas, existiu a precurssora de todas elas (e muitas outras): Plantão Médico (que por sinal, era um projeto do diretor Steven Spielberg... mas ele acabou desistindo para trabalhar em um de seus futuros clássicos, Jurassic Park).

O foco da série é mostrar o dia a dia de um grupo de dedicados médicos e enfermeiros que trabalham em equipe no Country General Hospital (um fictício hospital de Chicago, Illinois), mais precisamente nas salas de emergência.

Fonte: Divulgação (Hollywood Reporter)

O roteiro é pautado com base em experiências reais vivenciados pelos roteirista-chefe (que é ex-médico, inclusive). Então, boa parte do que é visto na tela é advindo de acontecimentos que realmente aconteceram (mas que apenas receberam algumas leves modificações para se encaixarem no formato dos programas exibidos na TV).

Recheada de momentos épicos (aos quais eu não vou fazer referência para não falar nenhum spoiler... mas eu garanto, são momentos impressionantes), a série faz o espectador conseguir se ver e também se sentir fazendo parte daqueles dramas vivenciados por aqueles profissionais... É quase como uma imersão naquele mundo cheio de altos baixos onde os personagens (e também o público, de modo geral) conseguir ir do sorriso as lágrimas em questão de segundos.

Fonte: Divulgação (Rotten Tomatoes)

No elenco regular nomes que hoje são muito conhecidos do público, dentre eles George Clooney (na pele do Dr. Doug Ross) e Julianna Marguiles (na pele da enfermeira Carol Hathaway). Em uma afinada sintonia com o restante do elenco, eles entregam sempre boas atuações, altamente compatíveis com o que cada episódio queria transmitir para o público.

Os personagens - em sua maioria - são bem construídos e isso faz com que seja criada uma conexão quase que automática com muitos deles. As emoções que podem ser sentidas vão dos momentos mais tensos e cheios de adrenalina aos momentos mais ternos e cheios de simbolismo (gerando excelentes momentos dramáticos). Esse é o aspecto mais forte (e também, mais visível) da série: a força do seu realismo.

Fonte: Divulgação (Hollywood Reporter)

Os episódios são centrados sempre com um mix interessante de casos complicados e algo mais soft (para o clima não ficar sempre tão pesado... algo que é corriqueiro no local onde eles trabalham). Muitos jargões médicos também fazem parte do roteiro (ajudando a dar a credibilidade necessária para trama ganhar mais forma e também, mais peso), e as locações são extremamente fiéis as salas de emergências que funcionaram, na época, por lá.

Junto aos demais aspectos técnicos (como a fotografia, a trilha sonora e a edição de cenas) a série tem um potencial realístico incrível. Detentora de diversos prêmio ao longos dos anos que esteve em exibição (alguns destaques: Emmy Awards, Screen Actor Guild Awards, Golden Globe Awards e Image Awards) a série ganhou os críticos logo no seu início, e desde lá, vem arrebatando milhões de fãs pelo mundo.

Fonte: Divulgação (EW)

Criada e escrita por Michael Crichton, Plantão Médico foi produzida pela Constant C. Productions e durante 15 temporadas (totalizando 331 episódios... entrando para a lista das seletas séries de TV mais longas já realizadas) cativou e emocionou uma legião de fãs que até hoje permanecem fiéis ao seu legado.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now