É inegável que o mundo em que vivemos hoje evoluiu de uma forma absurda nos últimos 15 anos, atualmente tenho 20 anos e me lembro muito nitidamente de ouvir minha mãe falando que iria pedir para instalar internet em minha casa, nós já tínhamos aquele super computador com 1GB de Memória RAM, 100GB de armazenamento mas ainda sem internet, eu brincava no word de escrever palavras aleatórias e achava tudo aquilo inútil, quando minha mãe chegou e disse que eu "poderia fazer muitas coisas" a mais que aquilo usando a internet.
Acho que essa é a minha foto mais antiga usando um computador (2010), há 9 anos atrás.
Dito e feito, de começo eu achava aquilo estranho e chato pois não sabia de nada, porém, me viciei rápido e aprendi a fazer muita coisa, em pouco tempo chegaram as redes sociais (na época o Orkut e YouTube). Então, foi aí que toda essa ideia de compartilhamento rápido de fotos, sentimentos e ideias simplesmente explodiram!
A partir daí, principalmente com o surgimento dos smartphones e a guerra tecnológica entre Android e iOS , tudo passou a ser ágil e rápido, tudo, exatamente TUDO que você conhece no mundo da informação começou a mudar.
Tá, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
Com essa mudança tudo passou a ser rápido, e isso está começando a ficar preocupante. É crescente o número de pessoas mostram o que não tem, compartilham falsos sentimentos e de dependentes psicologicamente desse tipo de mídia. As pessoas basicamente estão vivendo um mundo "não real", tudo o que está através das telas é uma ilusão do que elas acham que é real, como no mito da caverna de Platão:
"O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia a dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações."
Tal como no livro "Simulacra And Simulation", por Jean Baudrillard, que aborda o fato da sociedade não viver mais a realidade, estamos vivendo o conceito ilusório dela, na sociedade moderna, por conta da mídia.
Ainda não achei relação com Matrix!!
No começo do filme, o protagonista NEO, pega uns arquivos dentro de um livro, e adivinha qual era o livro? Simulacra and Simulation!
Essa referência, que foi pega por pouquíssimas pessoas, pode acabar dando um novo sentido ao filme, que por mais fictício e distante seja do nosso mundo atual, está cada vez mais se aproximando da realidade.
Estamos vivendo uma realidade de mentira, vendendo e pagando coisas com dinheiro de mentira, reagindo falsamente e compartilhando mentiras na maioria das vezes, a própria moeda paga por este site no qual escrevo é fictícia.
Por fim, vou deixar uma fala de Morpheus, o "mestre" de NEO no começo de seu treinamento e entendimento sobre o que era a Matrix:
"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro"
Sou recém nascido nessa plataforma e achei simplesmente GENIAL o seu estilo e inovação. Então eu basicamente resolvi criar essa série de pensamentos que passam na minha cabeça, algumas percepções, inspirações e experiências pessoais. Obrigado a todos e não esqueça de deixar sua opinião a respeito <3