Estilo Todo mundo está ficando rico e você não está

Todo mundo está ficando rico e você não está

14bitcoinmillionaires1-superJumbo.jpg
Fredric Fortier usa uma camisola Ethereum junto com Mathieu Baril usando uma camisola de Bitcoin no San Francisco Bitcoin Meetup Holiday Party in the Runway Incubator em dezembro. Crédito Jason Henry para The New York Times

SAN FRANCISCO - Recentemente, o fundador de algo chamado Ripple tornou-se brevemente mais rico do que Mark Zuckerberg. Outro dia, um doador anônimo criou uma instituição de caridade Bitcoin-fortuna de $ 86 milhões chamada Fundo de abacaxi. Um Tesla foi manchado com uma placa BLOCKHN. Há um aumento nas pessoas que procuram comprar Bitcoin em seus cartões de crédito. Depois que a empresa Long Island Iced Tea anunciou que iria girar para blockchain, seu estoque subiu 500 por cento em um dia.

In 2017, the cryptocurrency Bitcoin went from $830 to $19,300, and now quivers around $14,000. Ether, its main rival, started the year at less than $10, closing out 2017 at $715. Now it’s over $1,100. The wealth is intoxicating news, feverish because it seems so random. Investors trying to grok the landscape compare it to the dot-com bubble of the late 1990s, when valuations soared and it was hard to separate the Amazons and Googles from the Pets.coms and eToys.

A comunidade de criptografia é centrada em torno de um grupo de amigos de tightknit - desenvolvedores, libertários, Redditors e cypherpunks - que se conheceram durante anos através de encontros, um circuito interminável de conferências de criptografia e fóruns de mensagens de internet. Durante longas horas em chats de grupo anônimos, bares de San Francisco e noites de jogo Settlers of Catan, eles falam sobre como a cryptocurrency descentrará o poder e a riqueza, mudando a ordem mundial.

O objetivo pode ser a descentralização, mas o dinheiro é extremamente concentrado. A Coinbase possui mais de 13 milhões de contas que possuem criptografia. Os dados sugerem que cerca de 94% da riqueza Bitcoin é mantida pelos homens, e alguns estimam que 95% da riqueza é detida por 4% dos proprietários.

Há apenas alguns vencedores aqui, e, a menos que eles percam tudo, seu impacto no futuro será grande.

Eles também se lembram de quem riu deles e quando.

James Spediacci e seu irmão gêmeo, Julian, que compraram o éter quando tinha cerca de 30 centavos, agora dirigem um dos clubes de baleias mais populares: comunidades comerciais privadas de criptografia onde os sindicatos criptográficos são coordenados em grupos de bate-papo. Ele me mostrou uma captura de tela de sua publicação no Facebook a partir de 2014 dizendo a todos para comprar éter.

"Um como", ele disse, apontando para o telefone dele. "Tem um como".

14bitcoinmillionaires2-superJumbo.jpg
Jeremy Gardner no Castelo Crypto em San Francisco, onde ele mora. Crédito Jason Henry para The New York Times

Dentro do Castelo Crypto

Se tudo é construído em areia ou não, o castelo de cripto aumentou. Há uma casa real chamada Castelo Crypto, e o rei é Jeremy Gardner, de 25 anos, um jovem investidor radiante com um fundo de hedge que se tornou o guia de fato dos recém-chegados criptográficos.

Early one afternoon, he opened a bottle of rosé while he charged half a dozen external batteries so he wouldn’t have to ever plug in his phone in Ibiza, Spain, the next week.

"Eu faço I.C.O.s. É o meu ", disse ele. Ele usava uma rosa de botão e calça rosa. "Sou eu, alguns V.C.s e muitos charlatães".

Uma oferta inicial de moeda é uma forma de arrecadar dinheiro: uma empresa cria sua própria cryptocurrency e os investidores compram a nova moeda, sem realmente comprar uma participação na empresa. O Sr. Gardner liderou um I.C.O. para o início de Augur, criando um "token Augur" que ele vendeu para aumentar o dinheiro do mundo real. Esses tokens vendidos rapidamente, e é uma das forças que iniciaram este boom. Por um tempo, o valor de Augur, um start-up de previsão do mercado com poucos clientes, superou US$1 bilhão.

Screen Shot 2018-01-14 at 5.03.19 PM.jpg

Cerca de oito pessoas vivem no Castelo Crypto em uma noite determinada, e alguns dos inquilinos do Sr. Gardner trouxeram lanches (Cheez-Its e um jarro de Nutella). Um dos quartos tem um poste de stripper. O Sr. Gardner recostou-se no sofá e descansou os pés na mesa. Ele recentemente fez um I.C.O. para uma start-up after-party. "Você pode I.C.O. qualquer coisa ", disse ele. Ele dirige Distributed, uma revista de 180 páginas sobre cryptocurrency que sai uma vez por ano. Ele agora está arrecadando US $ 75 milhões para seu hedge fund, Ausum Ventures (pronunciado "incrível"). Ele disse que seus amigos mais próximos estão se mudando para Porto Rico para conseguir pagar impostos.

"Eles vão construir uma Atlântida moderna lá fora", disse ele. "Mas para mim, é muito cedo na minha carreira para verificar".

Ele usa uma pulseira de seu acampamento Burning Man (Mayan Warrior) e um colar que é uma chave em uma corrente. "Foi-me dado este colar e foi-me dito que o meu patrimônio líquido iria subir, e subiu seis x desde então", disse ele.

Ele desenhou um gráfico para explicar a comunidade de cripto: 20 por cento para ideologia, 60 por cento para a tecnologia e 100 por cento para o dinheiro, disse ele, dando um círculo em torno de tudo.

Um colega de quarto no sofá se animou e perguntou se ele alguma vez investiria em seu arranque de sonhos lúcidos (a idéia é uma peça de cabeça que os induz). O Sr. Gardner não pareceu impressionado: "Provavelmente não", disse ele. Um reality show quer acompanhá-lo, mas ele é cético que pode adicionar a sua vida.

"Eu literalmente tenho um encontro com Bella Hadid não tendo um reality show", disse ele.

Poucas semanas depois, nos encontramos pela primeira vez, quando o preço de Bitcoin explodiu em dezembro, o Sr. Gardner parecia abalado. As pessoas começaram a fazer peregrinações ao Castelo Crypto, batendo na porta, esperando que o Sr. Gardner pudesse ajudá-los a investir.

"Nada se sente real, não se sente real", disse ele. "Estou pronto para que os recursos do cripto diminuam 90 por cento. Eu vou me sentir melhor então, eu acho. Isso foi muito insano. "

14bitcoinmillionaires5-superJumbo.jpg
Grant Hummer, que dirige o Ethereum Meetup, fora de seu quarto no Crypto Crackhouse em San Francisco. Crédito Jason Henry para The New York Times

Entre no Crypto Crackhouse

Nas proximidades, os residentes de um edifício chamam Crypto Crackhouse.

Grant Hummer, que dirige o San Francisco Ethereum Meetup, vive lá. Long corredores chamados Bitcoin Boulevard e Ethereum Alley levam a banheiros comunitários. O Sr. Hummer e seu co-fundador comprometeram US $ 40 milhões de seu próprio dinheiro criptográfico para seu novo fundo de hedge de $ 100 milhões, Chromatic Capital.

"Meus neurônios são fritos de toda a volatilidade", disse Hummer. "Eu nem me importo com esse ponto. Estou entorpecido. Vou perder um milhão de dólares em um dia e eu sou como, O.K. "

Seu quarto é simples: uma cama, um futon, uma TV em um console de mídia principalmente vazio, três pulverizadores de limpeza de teclado e meia dúzia de latas de toalhetes Lysol. Sua camiseta dizia: "The Lizard of Wall Street", com uma foto de um lagarto em um terno, colares de sinal de dólar ao redor de seu pescoço. Ele carrega com ele uma moeda que lê, "memento mori", para lembrar a si mesmo que pode morrer qualquer dia. Ele vê o boom como parte de um apocalipse global.

"A pior civilização regular faz e menos você confia, o melhor cripto", disse Hummer. "É quase como o melhor comércio final".

O Sr. Hummer saiu ao encontro de Joe Buttram, de 27 anos, para tomar bebidas. Como um lutador de artes marciais misturado, o Sr. Buttram disse que iria lutar por um par de cem dólares, às vezes por alguns milhares, e trabalhava em segurança em um arranque, mas seus principais hobbies estavam lendo 4chan e comprando pornografia vintage, paixões que o expunham para criptografia.

Ele disse que suas participações estão em milhões de dígitos, mas não dão detalhes além de dizer que ele desistiu do emprego e está começando um fundo de hedge. Há uma paranóia comum entre os cripto-ricos que eles serão alvo e roubados, uma vez que não há banco garantindo o dinheiro, muitos são obsessivamente secretos. Muitos dizem que até os pais não sabem o quanto eles fizeram. Isso também permite que as pessoas pretendam ser mais ricas do que são, é claro.

"É implacável", disse Buttram. "Você cometeu um erro e tudo acabou".

Eles falam sobre comprar Lamborghinis, a única maneira aceitável de gastar dinheiro na comunidade Ethereum cryptocurrency. O fundador da moeda freqüentemente aparece na arte do fã como Jesus com um Lamborghini. O Sr. Buttram diz que está alugando um laranja Lambo no fim de semana. E ele usa um colar Bitcoin "B" de ouro sólido incrustado com diamantes que ele havia feito. Caso contrário, HODL.

Esta é uma das principais crenças nesta comunidade: HODL, "hold" digitado muito rápido, como se estivesse em pânico. HODL mesmo se sentir FUD - medo, incerteza e dúvida. Se você mostrar riqueza, significa que você realmente não acredita na revolução da criptografia, um remake completo do sistema financeiro, dos governos e da nossa ordem mundial que enviará o preço do ether de forma astronômica.

"HODL quando todos tiverem FUD", disse Hummer calmamente, para explicar por que ele ainda mora em um dormitório. "Isso mudará a civilização. Isso pode 100 x ou mais a partir daqui. "

Ele sabe que isso é estranho.

"Quando eu encontro pessoas no mundo normal agora, fico entediado", disse Hummer. "É apenas um nível diferente de consciência".

O tom torna-se sombrio.

"Às vezes eu penso sobre o que aconteceria com o futuro se uma bomba fosse disparada em uma de nossas reuniões", disse Buttram.

O Sr. Hummer disse: "Uma bomba voltaria à civilização por anos".

Poucos dias depois, o Sr. Hummer estava trabalhando no apartamento de seu co-fundador.

14bitcoinmillionaires4-superJumbo.jpg
James Fickel, segurando seu gato azul russo, o Sr. Bigglesworth, em seu apartamento em San Francisco. Crédito Jason Henry para The New York Times

James Fickel, 26, vive em um arranhaque com um gato azul russo chamado Mr. Bigglesworth. O Sr. Fickel é conhecido na comunidade por "ir YOLO cheio" e investir US $ 400.000 quando a Ethereum estava em 80 centavos. Agora, com uma fortuna, ele diz que está em centenas de milhões, seus pais se aposentaram e enviaram sua irmã mais nova para viver com ele.

"Eu estou tendo conta de sua educação", disse o Sr. Fickel, sentado em um sofá de couro branco, o Sr. Bigglesworth adormecido em seus braços impossivelmente magros.

Hoje, o Sr. Fickel está descrevendo o fim do jogo para crentes verdadeiros cryptocurrency.

"É o mundo inteiro se reorganizar", disse Fickel. "Nós poderíamos nos livrar de nossos exércitos porque pela primeira vez você terá pessoas dizendo: 'Eu quero votar em uma ordem global'. É a internet acordando - é a internet agarrando seu pitchfork. Essa é a cadeia de blocos ".

Hummer é céptico.

"Tudo o que sei é que o preço do éter vai subir", disse Hummer.

Em um bar de jazz alguns dias depois, encontrei o treinador pessoal do Sr. Fickel, Alan Chen, que agora está correndo neste cripto. O Sr. Fickel convencera o Sr. Chen a colocar suas economias no Ethereum.

"Eu sou aposentado, cara", disse Chen. "Eu estou mudando para L.A. na próxima semana. Eu consegui uma cobertura em Marina del Rey. "

"Não diga que estou aposentado", acrescentou. "Estou indo para o negócio agora. Eu vou usar o blockchain para ajudar treinadores pessoais ".

Em seguida, Chante Eliaszadeh, 22, estudante de direito da Universidade da Califórnia, Berkeley, que iniciou o grupo Berkeley Law Blockchain.

"Obviamente, a bolha vai explodir e todos vão precisar de um advogado", disse ela.

14bitcoinmillionaires6-superJumbo.jpg
Joe Buttram, 27, centro, observa um mago na festa de Natal do Crypto em dezembro. Crédito Jason Henry para The New York Times

Um grupo chamado Bitcoin no Meetup, lançou uma festa

Na festa anual de Meetup Bitcoin de São Francisco, centenas se reuniram sob as luzes fluorescentes de um espaço de co-trabalho, e havia uma linha para fora da porta. A lista de espera precisava ser informada para não aparecer. Muitos usavam roupas de tema de Bitcoin e Ethereum de Hodlmoon, que vende camisolas de criptografia unisex.

Os mais próximos da tecnologia são os mais cautelosos. Pieter Wuille, 33, um desenvolvedor do núcleo de Bitcoin, manteve sua mochila quando ele vagou pela festa. Ele faz parte da equipe que trabalha para desenvolver a tecnologia Bitcoin.

"A tecnologia ainda precisa de tempo para evoluir", disse Wuille. "Esta infusão de interesse está trazendo o tipo de atenção incorreta. Algumas pessoas acreditam que o Bitcoin não pode falhar ou esta tecnologia resolve muitos problemas do que o faz. Ele pode. E não."

Ele disse que todos estão perguntando se ele deveria comprar o Bitcoin. "Eu digo a eles que não tenho ideia", disse ele. "Eu não sei!"

"Há tantas pessoas correndo para o espaço, se é um pouco de especulação, eu sou O.K. com isso ", disse o Coinbase C.E.O., Brian Armstrong, cuja empresa se tornou o portal de facto para investidores ocasionais. "Mas não podemos garantir que o site esteja no topo exatamente quando você precisar. Todos precisam respirar fundo ".

Screen Shot 2018-01-14 at 5.16.50 PM.jpg

À medida que a festa de férias se encheu, um rapper de criptografia chamado CoinDaddy - Arya Bahmanyar, de 28 anos, estava se preparando para se apresentar.

Anteriormente um agente imobiliário comercial, o Sr. Bahmanyar trabalha em tempo integral em CoinDaddy depois de se tornar um cripto-milionário auto-descrito ("você acha que eu me vestirei assim se eu não fosse?"). "Agora, todos os nossos artistas vêm de fora da cultura criptográfica - não dentro do cripto, e temos que mudar isso", disse ele.

Ele apontou para sua roupa - um longo casaco de vison branco e falso, sapatos de salto de ouro - e disse: "É ouro, né? É ouro. É um nicho, e vou preenchê-lo. " Ele apontou para sua roupa - um longo casaco de vison branco e falso, sapatos de salto de ouro - e disse: "É ouro, né? É ouro. É um nicho, e vou preenchê-lo. "

Ele apontou para sua roupa - um longo casaco de vison branco e falso, sapatos de salto de ouro - e disse: "É ouro, né? É ouro. É um nicho, e vou preenchê-lo. " Ele diz que vai gravar um video musical em breve para uma música chamada "Lambo Party" e outra chamada "Cryptomom", sobre "todas essas mamães estão bombeando nas contas de poupança de seus filhos".

Maria Lomeli, de 56 anos, chegou à festa para encontrar as pessoas nas quais ela confiou muito. Uma governanta da Pacifica, Califórnia, ela disse que havia investido US $ 12.000 em criptografia nas últimas semanas depois de ler sobre isso nas notícias .

14bitcoinmillionaires9-superJumbo.jpg
Arya Bahmanyar, de 28 anos, também conhece como "Coin Daddy", no San Francisco Bitcoin Meetup Holiday Party na Incubadora de pista em San Francisco. Crédito Jason Henry para The New York Times

Ela usava sapatos de corrida e uma jaqueta de fecho de correr que dizia: "Cinemark, os melhores lugares da cidade." Ela trabalhou lá limpando os cinemas. Agora ela limpa as casas. Os bancos, disse ela, foram projetados para roubar. Os impostos deixaram-na apoiar um governo que sentiu que não a apoiava.

"Encargos de enviar dinheiro para minha filha, interesse em nossos empréstimos", disse ela. "E então, o dinheiro que pagamos em impostos é para as guerras e tudo o que eles querem".

Ela encontrou um evento Bitcoin na cidade e perguntou a gente como comprar Bitcoin no telefone. Ela investiu US $ 1.000. Ele subiu. Então, ela colocou US $ 10.000 mais, ela disse, juntamente com US $ 1.000 em uma moeda chamada Litecoin. Ambos os seus filhos desencorajaram isso.

"E talvez eu a perca", disse ela. "Talvez eu vou continuar a limpar casas. Mas algo está me dizendo que posso confiar nessa geração. Meu instinto está me dizendo que este é o futuro ".

Ela teve que sair da festa cedo porque o estacionamento na baixa é caro, ela disse. Ela fechou a jaqueta e partiu sozinha.

Tradução https://www.nytimes.com/2018/01/13/style/bitcoin-millionaires.html

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now