Zug: Suíça torna pagamentos bitcoin uma realidade - criptomoedasfacil.com

Depois de alguns meses de experiências com pagamentos bitcoin para os serviços municipais, a Câmara Municipal de Zug na Suíça anunciou que o programa piloto vai se tornar um elemento permanente com possíveis planos de expansão.

Pagamentos em bitcoin, uma “experiência que fez valer a pena”

No início de maio de 2016, a Câmara Municipal de Zug decidiu colocar bitcoin no sistema de pagamento, em um programa piloto para testar a viabilidade de pagamentos com bitcoin para os serviços municipais. O programa tem sido utilizado apenas por uma parte de clientes, permitindo-lhes fazer pagamentos de bilhetes de trem com bitcoin até no valor de 200 ‘francos suíços.

Apesar de apenas uma pequena parte de pessoas que utilizam o programa em uma cidade de 30.000, o Conselho Municipal de Zug foi simpático, explicando que a experiência foi “interessante” e que o programa pode até ser expandido. O Presidente Dolfi Müller afirmou:

Foi uma experiência que vale a pena para nós para instalar e testar a tecnologia para pagamentos bitcoin. Fomos capazes de colocar um sinal para as empresas FINTECHem Zug e expressar que eles são bem-vindos aqui. Isto provocou um eco da mídia internacional sem precedentes […]. É por isso que na quarta-feira foi decidido oferecer o pagamento com bitcoins permanentemente.

Müller apontou que, mesmo nesta era digital, o uso de Bitcoin ainda era raro. No entanto, o programa ainda  tem um efeito simbólico enorme, o que poderia tornar a Suíça um sinônimo de FinTech e inovação particularmente em Zug.

Bitcoin em Zug

Em Zug, pagamentos bitcoin estão disponíveis para serviços de odontologia, serviços de agente fiduciário, e alguns serviços do governo. Desde o dia  11 de novembro de 2016, a compra de bitcoin está disponível durante todo o dia na estrada de ferro federal suíça . Isso faz com que a Suíça um país com a mais densa rede de Bitcoin ou ‘ATMs Bitcoin’ a venda. Os clientes podem comprar bitcoin entre 20 a 500 francos  suíços a qualquer máquinas de trem ticketing . Tudo o que é necessário é um número de telefone local e uma carteira bitcoin.


Agora, a experiência globalmente positiva com pagamentos bitcoin levou o Conselho da Cidade em explorar outros serviços municipais, onde os sistemas de pagamento bitcoin pode ser útil. Em julho, Müller afirmou o seguinte:

Nós, em Zug, queremos sair na frente de tecnologias futuras.

Futuro do Bitcoin na Suíça

Enquanto em alguns países lutam contra Bitcoin, a Suiça é um caso isolado em abraçar o bitcoin, e de forma positiva disponibilizar o bitcoin como aceitação de pagamentos inclusive como vimos em serviços do governo.

Para 2017 não só a Suiça, como também alguns países, como é o caso do Brasil, que hoje conta com mais de 15mil estabelecimentos que já aceitam no comércio o bitcoin como principal forma de pagamento, além disso as Fintech como Bitcointoyou e FoxBit, tem fomentado bastante o desenvolvimento para adesão de novos usuários ao usar bitcoin.

Artigos sugeridos

Caixa eletrônico de Bitcoin poderá incentivar comerciantes e usuários
5 dicas de segurança ao usar bitcoins

O que achou dessa experiência em Zug? Deixe-me saber sua opinião.

Via Criptomoedas Fácil

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now