2017-11-07: Bug tranca centenas de milhões de dólares em ETH 😓

$7244 -2,24%
A notícia do dia no mundo das criptomoedas hoje não é sobre o Bitcoin (que, aliás, teve o suporte de $7k testado algumas vezes), a notícia do dia é sobre o Ethereum e sobre a falha que tornou algumas centenas de milhões de dólares em ETH inacessíveis.

Irei pontuar rapidamente algumas observações:

  1. A falha não é do Ethereum em si, foi um bug no código de um smart contract (semelhante ao que aconteceu no DAO¹)
  2. Os ETH não foram roubados, estão apenas inacessíveis (diferentemente do DAO¹)
  3. Foram afetadas carteiras geradas pela Parity com funcionalidade de multi-assinatura (multisig), algumas ICOs foram afetadas (inclusive a Polkadot, projeto do co-fundador do Ethereum, Gavin Wood)

Tendo dito isso, a solução do problema provavelmente será por hardfork, o que alguns acreditam ser terrível, e criar outra minority chain a estilo do ETC¹.
Não acredito que tal ETH-pósDAO-préParity vingue, pois já existe uma versão do ETH para quem não aceita hardfork para corrigir erros, se chama ETC, e sem hashpower a chain minoritária simplesmente morre.
Ainda sim, é possível o FUD correr solto pelos fóruns e redes sociais, então quem estiver investido tem que evitar o panic sell, e quem quiser comprar basta esperar os que não ouviram o primeiro aviso vender na baixa.


¹ Refrescando a memória: quando o Ethereum estava começando, em uma de suas primeiras ICOs (theDAO) havia uma bug no smart contract que permitiu que um agente transferisse 3.6 milhões ETH para sua conta, efetivamente roubando as moedas. Foi decidido que o Ethereum faria um hardfork para recuperar esses fundos, porém alguns viram isso como uma afronta ao conceito de irreversibilidade, essencial ao que se entende por smart contract, e por isso esses insatisfeitos lançaram software para continuar minerando a chain "antiga", dando origem ao que conhecemos como Ethereum Classic ou ETC.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
Join the conversation now
Logo
Center