This content was deleted by the author. You can see it from Blockchain History logs.

Vendem a ideia de que são legais - (O que é o Terceiro Setor?)

images.jpg

Ouvindo a música Chuva Ácida de Criolo, o refrão diz assim: "... Eles ficam assim, olhando pra mim.
Terceiro setor, vem que tem dimdim. Vendem a ideia de que são legais. Nadar de costas vai jacaré abraça!

Eu não sabia o que era o Terceiro Setor e resolvi pesquisar, sabendo o que é e analisando a atual situação do país eu passei a entender e ter uma noção básica do que provavelmente deve acontecer com essas instituições denominadas terceiro setor.

O que é o terceiro setor?

Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução do inglês third sector, uma expressão muito utilizada nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o primeiro setor (público, o Estado) e o Segundo setor (privado, o mercado).

De um modo mais simplificado o terceiro setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativos, conservados pela ênfase na participação voluntária em âmbito não-governamental.

A parte da controvérsia:

Existe uma discussão de quais seriam os contornos do Terceiro Setor, pois suas organizações utilizam recursos do Estado e do Mercado. Além disso, o trabalho voluntário (no qual uma pessoa doa o seu tempo e talento em prol de uma causa solidária) implicaria um investimento econômico do mesmo sem a necessidade de estar vinculado a uma organização.

Além disso, se discute se no Brasil é constitucional que a Administração Pública se utilize das entidades do Terceiro Setor para fins de fuga do regime jurídico-administrativo, fuga do concurso público e das licitações, assim como burla à Lei de Responsabilidade Fiscal. São exemplos de burla a utilização de Contratos de Gestão com Organizações Sociais para a contratação de médicos e professores, sem concurso público, segundo Tarso Cabral Violin (Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública).

Fonte

As músicas desse rapper fala sobre o nosso país, ao observar as letras irá refletir bastante sobre as coisas que acontecem aqui no Brasil e vai tentar entender porque as manifestações, as greves, a reação do povo diante dessas coisas não valem de nada, os problemas estão a anos no mesmo lugar e o povo se estabilizou impotente. O terceiro setor vem com um bom propósito, mas nada é feito sem que alguém seja beneficiado e o que seria pra ajudar acaba atrapalhando.
Ele cita também os impactos ambientais que vem assolando a natureza do nosso país, na letra ele cita algumas possibilidades do que provavelmente pode acontecer se continuar do jeito que está e não tomarmos as providências para amenizar o impacto ambiental que estamos provocando no meio em que vivemos.

Criolo fala sobre a música e o álbum nessa entrevista e é interessante o ponto de vista que ele tem, ele expressa de uma forma que o povo entenda em músicas e no diálogo também.


If you do not understand anything of what was written in this post, it was written in Portuguese. Consider using Google Translate to help with translation.


Eu estou aqui para desenvolver algo positivo, que dê frutos futuramente. Toda crítica construtiva é bem vinda.

Upvote, Comente e Reesteem

Me siga - @araujo