Na Fotografia Eu Sou Analógico e Digital

old_g2c9b42f25_640.jpg

Fotografia é um dos assuntos que mais gosto de tratar aqui. Muito por causa do meu amor por essa arte que sempre fez parte da minha vida. Lembro quando no ano de 1993 (eu tinha 7 anos) ganhei a minha primeira câmera fotográfica, uma Kodak, presente da minha tia.

Naquele tempo a fotografia ainda era analógica. Tínhamos os filmes, para revelar uma foto levava dias, tinha que deixar o filme em laboratório de revelação (e naquele tempo era caro).

Lembro que era uma felicidade imensa quando conseguíamos ver o negativo (a prévia das fotos em duas cores apenas - verde e azul).

Na época do analógico tudo era mais demorado, como a revelação. Não sabíamos, por exemplo, se a foto tinha ficado boa quando clicávamos, pois, as câmeras não tinham um monitor LCD para constatarmos a qualidade da foto e etc...Mas, era um trabalho grande que dava prazer.

A expectativa, a surpresa e a felicidade em ver depois as fotos reveladas era algo indescritível.

Hoje, a fotografia é digital. Tudo é instantâneo, na hora, as pessoas não tem mais paciência. Um fotógrafo de hoje não tem a técnica que tinha um fotógrafo "raiz" da era analógica. Tudo é Photoshop e manipulação de imagens. Poucos são os fotógrafos hoje que querem aprender a fotografar, muitos somente querem aprender a editar e manipular as fotos.

A era digital da fotografia trouxe muita facilidade, como rapidez no envio e revelação de imagens. As câmeras digitais tem muito mais funcionalidades, rapidez na captura de fotos. São verdadeiras máquinas. Mas, há muitas desvantagens e isso citei logo acima.

Entre fotografia digital e fotografia analógica, acredito que eu hoje como fotógrafo profissional (que vive da fotografia), quero poder ter a técnica, a habilidade e a paciência "analógica" e a rapidez e a agilidade "digital". A união das duas é possível e tento trazer essa junção em meu trabalho na fotografia.

Você é "analógico" ou "digital"?


Fonte IMG

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
2 Comments
Ecency