Ainda sobre o Bitcoin



Fonte: Pixabay

Fala galera!

Ontem escrevi um pouco algumas reflexões sobre a rede Bitcoin a partir do aniversário de lançamento do whitepaper por Satoshi Nakamoto.

Bateu uma certa nostalgia. Lembrei de quando comecei a me interessar e estudar criptomoedas e blockchain.

Foi em meados de 2016. Estava já formado em medicina, procurando alguns ativos para investir, mas em algo com liquidez, era um período ainda muito instável, estava juntando dinheiro para fazer residência. Também não dava para arriscar muito, se hoje é incerto, imagina na época.

Nessa época o bitcoin já estava chegando nas grandes mídias das mais diversas formas, um tom muito negativo ainda devido a todo problemática da silk road.

Comprei bitcoin e ethereum. Ethereum tinha acabado de ser lançado, não entendia nada, só tinha o site explicando, nenhum aplicativo.

Não era muita coisa, hoje bate um certo arrependimento que ficou como aprendizado, poderia estar milionário, mas fui pelo mais seguro.

Na época tinha muitos faucet de bitcoin também, deu para juntar muitos satoshis.

Quem pegou época dos faucet's?

Era dia e noite catando satoshi... kkkkk

Outra coisa comum na época era investir em hashrate em sites que vendiam poder computacional para minerar bitcoin e litecoin. No início foi muito bom, depois foi tudo falindo...

O bitcoin já tinha valorizado muito desde o início e estava em plena curva ascendente.

Foi subindo, subindo, e veio 2017... e veio a grande alta de 2017!

Em menos de um ano uma alta de 2500% do bitocoin!

Foi aí que vendi tudo! Já estava na residência, precisava de dinheiro disponível, era all time high...

Diversifiquei também para outras criptos, incluindo na época o Steem. Entrei no final de 2017, quando estava procurando novos protocolos para investir.

Começou também a época nos ICO's! E muitas expectativas!

Quem já estava sabia que iria ter uma correção, mas grande maioria não achava que seria um ano de queda direto! E depois mais um ano de lateralização e acúmulo.

Muitos calotes de ICO's, projetos falindo, na época muita gente não esperava esse tempo todo de bear market, já que os fundamentos eram muito consolidados.

Foi época que decidi ir juntando criptos postando, e a partir do lucro das postagens diversificar meus investimentos. Já não mais focando o bitcoin, mas sim altcoins.

Comecei na Steem com 15 de Steem Power delegado pela blockchain e foquei em produção de conteúdo, acumulando steem desde então. Até o hardfork, escolhi migrar junto com grande parte da comunidade.

Na alta de 2021 tive lucros interessantes, retirando grande parte vendendo minhas posições em altcoins. Comprei um terreno para construir meu consultório, reinvesti no mercado tradicional. Mas hive segurei, ainda acredito que tem muito potencial, preferi segurar, e estou nessa até hoje.

Hoje já refiz algumas posições principalmente em bitcoin e ethereum, contudo de fato hive é minha maior aposta. Acho que é um bom momento para refazer algumas posições, mesmo tendo em mente e por experiência própria que a descida é até zero. Nesse tipo de mercado não dá para investir renda de uso cotidiano, trabalhar no curto prazo esperando valorizar rápido é um atalho para falência.

Já vi muitos relatos de gente que vendeu bens para investir em cripto, acho muito arriscado fazer isso, ainda mais tendo possibilidade de rentabilizar no próprio mercado como produção de conteúdos, participação de comunidades, renda passiva com stake...

Hoje e já há algum tempo só invisto o que ganho nas próprias blockchains, principalmente Hive que é meu principal investimento em termos de small cap, nesse sentido Hive para mim não é somente uma aposta aguardando valorização, é uma plataforma que viso utilizar no longo prazo para rentabilização também! Meu pedacinho de rede no próximo passo da internet. Como se fosse meu terreno em termos de investimento físico.

Fui amadurecendo em termos de investimento junto a formação dessa economia, aprendi muito desde então. O mercado tem uma temporalidade própria. Aprendi a não me preocupar diretamente com oscilação do mercado, e tento aproveitar oportunidades de entrada e saída de acordo com momento.

É inegável o avanço tecnológico em tão pouco tempo, e ainda não vimos quase nada das potencialidades dessas novas tecnologias.

Há uma "guerra" do mercado coorporativo e novas economias tokenizadas, tem sido interessante acompanhar isso também. Como as corporações se viram quase que obrigadas a absorver o bitcoin e novas tecnologias, mesmo inicialmente rechaçando o mesmo. Olha a força do bitcoin, não tem nada que se iguale, até os países ricos são "reféns" de grandes fundos ou corporações, e o bitcoin os "venceu". A disrupção teve que ser absorvida, não teve como brecar o desenvolvimento dessa rede que cresce a cada dia. Hoje o bitcoin está nas principais bolsas do mundo, vários aplicativos de bancos tradicionais e fintech's já trazem o bitcoin e diversas formas de uso, desde cashback, compra e venda do ativo, cartões de débito e crédito, compra de produtos...

Estamos diante de muitas incertezas ainda, como sempre, pode cair muito ou pode subir muito, é simples assim.

Ainda tem muita altcoin e projetos bons e ruins, ainda muita empresa vai dar calote ou falir, haverá muitas mudanças nos próximos anos, no entanto diante das incertezas, hoje me resta pouca dúvida do potencial dessa economia e do valor do bitcoin.


Obs: Texto de opinião, não é recomendação de investimento. Invista por sua conta e risco.



Discord HiveBR

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
6 Comments
Ecency